Slideshow

terça-feira, 22 de novembro de 2016

A importância do dialogo constante entre a equipe de liderança de juventude.



E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo... Mt 5.1,2


O texto bíblico acima citado mostra a importância que Jesus dá ao diálogo constante com a equipe. No momento em que sua liderança alcançava multidões ele deu total atenção ao contato direto com seus ajudadores. Ao longo dos anos percebi que muitos iniciam sua liderança em pensam que lidar com a equipe é somente no momento que denominamos como reunião, momentos formais onde traçamos as próximas ações com a juventude. Mas Jesus como nosso modelo de liderança aponta uma forma interessante de dialogo, mais intimista, mais próximo. Vamos pensar nesse texto os benefícios dessa abordagem.

Visão compartilhada
Ele precisava que sua visão fosse aprendida e compartilhada, porque seriam os discípulos que continuariam o processo de evangelização pelas nações. Esse contato direto e constante com sua equipe ajudará nesse processo de aprendizagem de suas ideias, de sua visão. Uma vez aprendida, você terá pessoas defendendo a sua visão para o grupo, beneficio direto da mentoria. 


Esse contato direto permite que sua equipe lhe aponte o feedback obtido com a juventude, tornando esses encontros preciosos para a correção da rota. Não sei como um líder de juventude consegue seguir em sua jornada sem promover esses momentos de dialogo e reflexão da proposta sugerida aos jovens.

Percepção das motivações e distrações

Existe uma preocupação recorrente do líder quanto a permanência de sua equipe no mesmo proposito, ativados pela mesma causa. Um diálogo próximo permite a percepção real da motivação de sua equipe, isso porque nesse contexto mais intimista as pessoas se permitem expressar com mais clareza o momento vivido por eles. Quando a equipe percebe a preocupação do líder em cuidar deles bem como dos jovens, a cumplicidade e o companheirismo fluem com mais frequência, mantendo a equipe focada na mesma visão. 

Nesses encontros temos tambem uma boa oportunidade para observação, porque se tiver atenção é possível perceber os sinais claríssimos de insatisfações e algumas de suas frustrações com a missão confiadas a eles. Esse tipo de sinal emitido pela equipe nem sempre será notado em eventos e abordagens coletivas, porque na lida é mais fácil manter a impressão que esta tudo bem, mas quando esse contato é menos formal, a possibilidade da equipe travar um dialogo que possa expor seus pontos de vista discordantes, possibilitando um acerto de contas, promovendo a união em torno do projeto.  

Dialogando para alcançar

Para alcançar a juventude em suas demandas será preciso primeiro dialogar e ser canal de tratamento para a equipe que caminha contigo nessa longa jornada. Esses momentos de mentoria e conversa ajudam na construção de um projeto para alcançar os jovens, não somente através de qualquer que seja uma ideia, mas de uma liderança executada por varias mãos. 


Quando sabemos onde queremos chegar, alcançamos com mais facilidade quando nossa equipe esta ciente dos nossos alvos. Esse tipo de dialogo torna a união exemplificada e para alem dos discursos. Tornando sua liderança sempre acessíveis a sua equipe fortalecerá o elo entre vocês, produzindo mais a partir de um grupo forte e coeso. Tenho plena convicção que o alcance a partir de uma equipe unida é muita mais abrangente.

Deem a atenção devida a sua equipe
Reflita sobre a atenção que tem investido na sua equipe de trabalho, eles são parte fundamental de sua liderança.


Você precisa entender a sua função em liderar primeiro sua equipe, cuidar deles, manter suas motivações no foco correto, e sobretudo perceber onde suas dores podem ser tratadas pela boa mão de Deus através de sua liderança. Entenda sua importância nesse processo e lute por eles tambem.

Uma dica importante: Crie em sua rotina de agenda momentos para dedicar a sua equipe, pode ser em encontros sociais, aconselhamento pessoal, marcar para tomarem um café juntos, ou até mesmo um momento de lazer entre as famílias. Faça isso com alguma frequência, invista neles. Mantenha o foco na juventude, mas jamais deixe de investir tempo para cuidar de sua equipe!


Jader Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...