Slideshow

segunda-feira, 27 de maio de 2013

8 conselhos atualizadissimos para o líder de juventude



01 - Desconecte a ideia de liderança com status. Esquece isso!
Mandar não combina com um bom líder de jovens, esse tipo de postura atrapalha demais na construção de sua imagem com a juventude. Eles não querem mais um mandão, querem um líder que investe nas relações para mostrar os caminhos a serem seguidos. Servir é a melhor definição para a construção de sua liderança.

02 - Não crie grandes expectativas sobre as pessoas.

Você já deve ter conhecido lideres desanimados, não com as dificuldades que o projeto naturalmente lhes impuseram, mas com decepções com as pessoas que lhe rodeavam. Você precisa ter um senso critico menos aguçado para lidar com seus liderados, e os mais experientes vão dizer que você precisa aceitar ou entender mais as vezes que seus liderados falharem com você, infelizmente é uma constante na caminhada. Entender isso logo te fará reagir diante do desanimo que certamente lhe causará.  

03- Perceba oportunidades nas derrotas. 

Se você estiver atento tirará mais proveito de seus fracassos do que de suas conquistas. Não se iluda, nem todas as ações terão exito, mas a forma como você reagirá as falhas no processo é que vão fazer toda diferença. Existem oportunidades em meio aos erros e derrotas. A filosofia chinesa ensina que no interior de uma crise pode estar presente uma oportunidade a ser cultivada.

04- Seja paciente. 

Nem tudo acontecerá da forma como você sonhou, no tempo que você imaginou ou do jeito que você planejou. É preciso entender que além do seu tempo existem questões referentes ao tempo das pessoas que lhe rodeiam, e sobretudo o tempo determinante do nosso Deus.

05- Liderança não é oficio de destaque, é mais de bastidores.

Nem sempre recordarão o que você fez, ou reconhecerão o seu valor. 
Na verdade o líder que é visto é o dos eventos, mas o líder real é o do dia a dia, o que visita, o que ora pelos seus jovens, o que se dedica em utilizar-se dos seus recursos para investir na juventude, recursos financeiros e de tempo. Esse tipo de líder não aparece muito mas é o que faz a diferença na vida do jovem. Contudo isso não espere placas, e menções honrosas, afinal, gratidão é artigo de luxo, e que pena, está em extinção.

06- Não negligencie ouvir a opinião dos outros. 
Você, na maioria das vezes, tem apenas fragmentos da verdade. As vezes é difícil aceitar uma ideia nova ou ou admitir que você não tenha razão. Mas é importante saber reconhecer uma boa ideia mesmo que não seja a sua.
Mais importante do que sua ideia é a ideia que surge do grupo, perceber e dar viabilidade é ação rara em nossos tempos.

07- Não desista nunca. 

Desanimar faz parte da alma humana, superar o desânimo faz parte do propósito de um líder. Sua liderança é parte importante no reino de Deus, vidas dependem do que Deus investiu em você. 
Muitos deram um "tempo" e nunca mais voltaram, cuidado com isso, lute com todas as suas forças, porque quando acabarem as suas, Deus te abraçará com graça e fortalecerá sua alma.

08- Construa vínculos duradouros, alianças sinceras. 

A liderança vai te apresentar oportunidades únicas de conhecer pessoas maravilhosas, pessoas que valerão a pena cada dia de esforço e dedicação pela causa. Algumas se tornarão amigas, pessoas que vão contigo, porque devido as afinidades se tornarão amigos fieis. Outro vínculo não menos importante serão as alianças, pessoas que também honram sua liderança, que pensam alinhados com sua visão, alguns até te respeitam como mentores e referenciais, e que durante sua trajetória em alguns momentos estará lado a lado com nobres homens de Deus, alianças promovidas pelo Senhor. Honre seus amigos e suas alianças. Esse oitavo conselho será motivo de um post somente discutindo essa questão em outro momento.

Pense nisso...

Um líder que não busca bons conselhos e atreve-se a conduzir sozinho o projeto, está arriscando errar em fundamentos primários, quando ele poderia se apropriar de uma boa orientação, de pessoas direcionadas pelo Senhor para esse proposito. 

Que Deus nos abençoe!



Jader Cruz
jadercruzadcaetes@gmail.com
@JaderCruzAD (twitter)
21-99669-3562 (vivo) Whatsapp
7711-6068 / 95*179886 (nextel)

8 comentários:

  1. Mano Jader este blog é a minha cara,liderança meu assunto prediléto e o seu blog está maravilhoso.Sou seu seguidor incondicional......

    ResponderExcluir
  2. Obrigado caro Jader, fiquei feliz e motivado!

    ResponderExcluir
  3. Benção de Deus!
    Li esses conselhos e posso lhe dizer que tens sido usado por Deus para abençoar a minha vida e dos demais que lerem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Jeniffer obrigado, suas palavras me incentivam e encorajam!
      Me ajude divulgando essa ferramenta para auxiliar outros lideres de juventude que conhece. Forte abraço!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Saber que esses textos tem encontrado tantos corações me fazem avançar nessa jornada. Obrigado querida Aline, vocês são benção em minha vida!

      Excluir
  5. Dificíl encontrar alguem que venha somar conosco sem soberba e prepotência. Somos abençoados. O conhecimento é um ciclo, estamos em constante aprendizado!!! Obrigada. Ótimo blog. Que Deus o abençoe sempre! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuulll quando leio isso ganho o dia. É encorajador saber que de alguma forma afetei a vida de alguem, encorajando a serem líderes e pessoas melhores. Obrigado pelo carinho de suas palavras.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...