Slideshow

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Carta para quem já tentou de tudo na liderança e nada deu certo

Um dos piores sentimentos para quem lidera jovens e adolescentes é querer ofertar algo de relevancia pelo grupo que lideramos e de tudo que planejamos, nada funciona. As vezes parece até pessoal, que a galera não curte sua liderança. Tem um pouco disso sim, as vezes o grupo ainda nao entendeu sua forma de se comunicar, ou estão com saudades dos lideres que lhe antecederam. Mas de verdade, o que mais entristece é não ver nada avançar. A gente só queria entrar e fazer algo que pudesse colaborar com o grupo que nos entregaram, mas os dias vão passando e nada acontece. Eu já vivi isso, e acredite quando eu falo que é extremamente doloroso, não ver as coisas acontecerem. Quero tomar como referencia para esse texto o episódio abaixo, leia:

“Então o anjo do Senhor lhe aparece e lhe disse: O Senhor é contigo homem valente. Respondeu Gideão: Ai Senhor meu! Se o senhor é conosco por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de suas maravilhas que nossos pais se nos contaram, dizendo: não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas” Jz 6:13.

Legal ver Gideão malhando trigo no lagar, apontando caminhos pra gente, sugerindo não abaixar a cabeça pras circunstancias, se amoldando ao cenário. Ninguem disse que seria fácil, não abaixa a cabeça, se ajuste a fase atual. A batalha a ser vencida está sua mente e na preservação do seu coração. Se você conseguir vencer isso terá grandes chances de reverter essa situação, o céu acredita em você, Jesus não investe em pessoas erradas!

Essas fases que vivemos tem o poder de bater tão forte nas nossas motivações que a gente acaba diminuindo o escopo do nosso projeto inicial, as vezes até nos impede de continuar sonhando. É tudo que seu inimigo deseja, que você pare de sonhar! Mas me permita bater nessa tecla novamente, porque tudo o que é saudável cresce! Cuide de você, porque quando estamos bem avançamos mesmo com toda luta do mundo! Veja o que Paulo escreve ao jovem lider Timoteo: "Cuide de ti mesmo" 1 Tm 4.16

Não confunda humildade com medo. Reconheça seus limites mas nao permita que seus medos lhe travem de avançar. Os jovens e adolescentes percebem isso e sentem tanto quanto os lideres, mas quando lidam com lideres seguros de si e da missão que carregam, costumam valorizar e buscam entender com mais calma a fala do céu através da liderança.

O fato é que por tantas vezes que tentamos e nada funciona acaba que silenciosamente vamos deixando esses medos nos calarem. Conheço muita gente que tem trauma da epoca que lideraram, e pior, tem muitos irmãos que seguem liderando sem coragem, apenas deixando seguir a agenda anual de eventos que a igreja lhe propoe. Sim, alguns traumas na liderança podem impedir seu crescimento.

Seria mais facil desistir né? Mas o caminho mais fácil nem sempre indica o melhor a se fazer. Sem perceber a gente começa desistindo de uma atribuição e logo sem nos darmos conta podemos estar desistindo da nossa vocação ministerial.

Nesse momento, o melhor a se fazer é cuidar de você e de suas motivações. Essa batalha terá que ser enfrentada em oração, buscando entrar em juízo com o Pai, pedindo graça pra continuar. Ei líder, você é um precioso recurso do céu para esse grupo que está sob seus cuidados e pastoreio. Até essa fase quando nada dá certo é lugar do Pai trabalhar, no grupo e em nós. Não desista! Vamos pra cima, pela causa!

Que Deus te abençoe!

Jader Cruz

2 comentários:

  1. Excelente visão pastor Jader! Que o Senhor Jesus continue te abençoando e acima de tudo sustentando a liderança de adolescentes e jovens.

    ResponderExcluir
  2. Excelente!!! Meu pastor Deus continue te usando e abençoando em nome de Jesus. Conselho cirúrgico ao nossos corações.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...