Slideshow

sábado, 11 de outubro de 2014

Motivando e preparando a juventude para a vida


Meus amigos a paz! Estive a poucos dias falando para um grupo de jovens aqui no RJ, em dado momento da palestra falamos sobre o cenário atual da economia brasileira, perguntei se alguém estava pensando em se preparar para os novos tempos, segundo economistas o pais esta prestes a atravessar um período de recessão. A resposta da maioria foi negativa, não distante desse dia, falei para um grupo de lideres de juventude, as respostas foram as mesmas.

Estamos lidando com o futuro da nação e em vários contextos e denominações parecem somente preparar a juventude para o céu. Como cidadães de Jerusalém que somos claro nossos olhos devem estar focados na volta de Cristo, mas como peregrinos nessa terra precisamos pensar em preparar as vidas que o nosso Deus confiou em nosso pastoreio e encarar as varias fases da vida, uma delas é prepara-los aos dilemas e percalços da vida, dentre elas, seus projetos financeiros.

Jesus, nosso maior exemplo de liderança, chama atenção da necessidade de uma vida planejada, com passos consistentes, leia isso:

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,
Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. Lucas 14.28-30


Percebo nosso Jesus preocupado com nossa salvação a ponto de entregar sua vida por isso, contudo, tambem vejo em suas pregações o desejo explicito que seus filhos vivam de maneira excelente na terra. Essa constante preocupação do mestre se deve a esclarecer, abrir a mente das lideranças em não só pregar salvação, mas imaginar que sua juventude pode tambem viver princípios bíblicos aplicados em todas as áreas de sua vida. E nesse processo apontar caminhos excelentes sob o ponto de vista secular. Os jovens que estão sob sua liderança precisam avançar nas faculdades, cursos, concursos, empresas, negócios próprios, e tudo que puderam para sua formação profissional e empresarial.

Cenário

Em meio as crises que surgem, recessão batendo a porta, é preciso entender nosso papel nesse processo, se vamos passivamente receber o impacto da onda contraria ou se com sabedoria estaremos preparados ou nos preparando para não nos deixarmos abater com ondas de crise que virão. Nesse processo de crise surgem tambem oportunidades, anunciando novos campos de trabalhos, novas funções, novas descobertas, e ao final de cada anuncio dessa natureza ouço a mesma frase: é preciso conhecimento especifico para a função, conhecimento adquirido que vai gerar vantagem sobre outros candidatos.

Esses jovens sentados nos bancos das igrejas precisam de salvação, tanto quanto precisam serem norteados acerca de suas vidas enquanto peregrinos nessa terra. A forma pratica do amor da liderança pela juventude é afeta-los para alem dos eventos propostos pela igreja. É saber que o amor de Deus investido neles através dos seus cuidados e ações possam ter moldado meninos em pais, profissionais e vencedores na vida.

A poucos dias eu vi uma postagem no facebook do Rafael Lira (pastor auxiliar na ADIG) que apontava um exemplo, mas o que mais me chamou atenção foi o objetivo dele. Na postagem ele anunciava que aquele pregaria uma mensagem que ampliasse a mentalidade de sua igreja, expandindo ideias e buscando criatividade. Esse tipo de ação é tipico de quem se preocupa com o ser humano em sua plenitude, de pessoas que querem ver sua juventude e sua igreja avançando em todas as áreas e sobretudo vencendo onde puseram seus pés.

O exemplo mostrado pelo pastor Rafael no seu face segue abaixo:

"Com pouco mais de R$ 50 no bolso, Johnantan Leite, de 23 anos, decidiu aprender a fazer brownies para juntar dinheiro e pagar as mensalidades da faculdade de arquitetura e urbanismo. A ideia surgiu em abril de 2013, quando o jovem assistia ao programa "Mais Você", da Rede Globo. Com o dinheiro da venda dos bolinhos de chocolate, típicos dos Estados Unidos, Johnantan criou a marca Brownie do Joe. Em menos de um ano, ele aumentou a produção de 24 para até 300 doces por dia.



Gente que percebe que não pode guardar seu potencial sob desculpa do mundo estar em crise ou porque as coisas estão "difíceis".


Quero encoraja-los a forjar em sua juventude jovens que estejam preparados não só para as batalhas espirituais, mas tambem para as batalhas que a vida nos propõem.

Eu creio que grandes pregadores, cantores, missionários, pastores, vão surgir do seu grupo, das pessoas que você lidera. Oro para que tambem dos grupos de jovens espalhados por esse Brasil, tambem surjam jovens que vão superar seus limites e vão entrar em locais para honrar o nome do Senhor, e certamente na construção de seus corações gratos terão registrados sinceros votos de agradecimentos aos seus lideres de juventude que desde cedo puderam incutir não só valores espirituais mas tambem valores morais e princípios bíblicos nas questões seculares.

Eu oro para que a juventude leve para a nação, em todas as áreas, seja empresarial, politica, educação e órgãos públicos, o evangelho e o amor que lhes encoraja, afetando pessoas em todos os níveis da nossa sociedade. E o líder de juventude tem hoje acesso a mudar o futuro desses jovens que estão sob sua liderança. Pense neles, não só no dia de hoje, mas por anos que virão quando forem discutir com sua equipe de liderança a agenda.

Pensem menos em lindos eventos, mais em afetar vidas.

Que Deus nos abençoe!

Jader Cruz
@JaderCruzAD
jadercruzadcaetes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...