Slideshow

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Existem líderes Super Crentes?



E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.
O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque.
Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão.
Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.
Números 13:27-30

No texto lido acima vemos um relato interessante, que nos mostra um cenário totalmente incompatível da visão de 2 dos espias que la foram espiar a terra.
A missão todos cumpriram mas voltaram de lá com impressões e certezas diferentes.
Qual era o maior inimigo?
Que posição tomaremos diante do olhar oposto?
Seria Josué e Calebe super crentes?
Isso é que temos que entender, essas respostas vamos tentar encontrar agora.
Na liderança vemos muito cenários parecidos como esse que eles enfrentaram, pessoas qualificadas que vão enxergar coisas totalmente opostas.
Vamos tentar entender um pouco o cenário bíblico.
Trata-se da história de 12 espiões enviados para explorar a terra de Canaã e trazer de volta um relatório. Ao mesmo tempo em que relatavam que a terra era boa, repleta de fartura, eles estavam apavorados com a força dos habitantes.
Dez dos espiões duvidaram da habilidade de Deus para conduzir Israel a essa terra. Somente dois espiões, Calebe e Josué, encorajaram as pessoas a colocar a confiança em Deus e seguir em frente.
Esta história tem uma lição poderosa para nos ensinar acerca de como lidar com o medo.
O medo é uma realidade, e quase todos os lideres e jovens o experimentam.
Mas o medo não tem que controlar nossa vida.
A fé em Deus se baseia em enxergar o que Deus é capaz de fazer em nossa vida e na vida dos outros. Quanto mais exercitamos a fé, menos nos tornamos cativos do medo.

Segundo o Dr. Myles Munroe muitos talentos, habilidades e criatividades tem sido perdidos por falta de um pouco de coragem. 
O dia a dia da liderança nos traz algumas surpresas que vao nos desafiar a marchar diante das dificuldades.

Dos 12, 10 tinham trouxeram diante do povo o olhar negativo e pessimista de um projeto que o Senhor os havia garantido vitoria, pessoas que ja haviam provado do milagre e das maravilhas que o Senhor fizera.

Pensa comigo no tempo em que Moisés enviou os 12 espiões a Canaã, os israelitas já haviam testemunhado muitas demonstrações poderosas do poder de Deus. Eles tinham visto:
• Sua libertação milagrosa da escravidão, acompanhada das dez pragas no Egito (Êxodo 5-12).
• A travessia do Mar Vermelho (Êxodo 13-15).
• A provisão do maná (Êxodo 16).
• A água milagrosa que fluiu da rocha (Êxodo 17).
• Os Dez Mandamentos, dados diretamente por Deus no Monte Sinai (Êxodo 20).


Como pessoas que tinham visto tantos milagres perderam a fé e desistiram tão facilmente? Porque permitiram que o medo fosse mais poderoso do que a fé. Elas se concentraram na ameaça com a qual se depararam — o povo violento e guerreiro de Canaã, com suas cidades fortificadas — em vez de se fixarem nas coisas que Deus havia feito por eles.


A mesma coisa pode acontecer conosco se nos concentrarmos em nossos problemas em vez de nos fixarmos no poder de Deus.

Quantos lideres já viram o agir de Deus em seus ministérios, e hoje se intimidam diante das dificuldades, Deus continua abrindo mar, Deus continua derrubando muralhas, Ele quer te usar nessa causa, entre em sua presença com fé, sem medo e esquecido dos seus feitos.

Ele fez e ainda fará muitos milagres a seu favor.
A questão é que existe em nosso meio pessoas que não vão perder oportunidade de jogar pra baixo qualquer tentativa de uma ação mais ousada para tomada da terra.
Pessoas que olham somente pra baixo, se limitando as condições financeiras envolvidas no projeto, pessoas que vão colocar todo tipo de empecilho no caminho da vitória.
De fato, tudo que eles viram existia do jeito que eles disseram, a questão é que entre os doze tinham 2 que embora não fossem super crentes tinham uma visão além do alcance.
Digo que não são super crentes porque em nossas lideranças somos alvos do medo, preocupação, dificuldades, obstáculos, e tudo mais que você já pode ter provado. Mas sua fé agrada a Deus, e Ele costuma responder com milagre.
Somos tentados a olhar como os 10, contudo te desafio nesse momento a colocar em uso sua visão além do alcance, a mesma que o Eliseu estava usando quando o seu servo dizia que eles estavam cercados pelo exercito inimigo, ele disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. 2 Rs 6.17
Nesses ultimos dias da igreja na terra temos que pedir a Deus ousadia, deixar o medo de lado e enxergar os desafios e gigantes como nosso olhar de fé, uma visao cheia de graça e poder.
Deus nao desistiu de ver se cumprir em sua vida os seus sonhos, aquela terra é sua por promessa, nao pare agora por que dizem que é dificil chegar lá, voce pode sim!
Um conselho: busque ajuda, busque pessoas que possam te ajudar diante da situação que voce se encontra, nao de ouvidos para os pessimistas, ainda ha esperança em seu ministério.
Jader Cruz
@JaderCruzAD
jadercruzadcaetes@gmail.com


2 comentários:

  1. A paz meu líder abençoado esse blog continue com essa inspiração..!!

    ResponderExcluir
  2. obrigado caro irmão...
    conto com suas orações!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...