Slideshow

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Investindo na minha Liderança


Quero tratar da fase inicial da liderança, que é a preparação do líder. Visto que existem lideres que foram desenvolvidos ou estão em desenvolvimento, e outros que não se desenvolveram, ou seja, estão despreparados, até porque nem todos são lideres naturais (aqueles que já nasceram com a aptidão para liderar). Existem lideres que precisam de investimento e de preparação, encontramos esta grande falha em muitas igrejas, que infelizmente estão sem um planejamento para preencher este vazio. Vale lembrar que o líder tem que despertar o desejo de realizar o auto investimento. 

Estão colocando pessoas despreparadas para liderar, não estou dizendo que são incapazes, estou dizendo que estão despreparados, o que significa que é possível desenvolver uma liderança forte e produtiva no Reino de Deus, basta ter o investimento necessário. Posso citar dois exemplos bíblicos de lideres onde um desenvolveu a sua liderança e o outro não. O exemplo é Davi, pastor de ovelhas, foi um dos que se desenvolveu no “automático”, a sua liderança se deu antes de se tornar rei, chegando a liderar milhares de pessoas à vitória nas guerras e o outro exemplo, avesso, é Sansão, juiz e detentor de um poder “Hulkaniano” onde nem com esta força conseguiu liderar o povo no caminho de libertação dos Filisteus.

Vemos alguns, livros, palestras e textos (quando achamos, pois este material é raro) onde tratam, o que esperam de um líder, como o líder deve se comportar, como o líder deve agir, tem até livros de autoajuda para a liderança, mas, em nenhum eu li apontando sobre a necessidade de investir na liderança das igrejas, no tocante a liderança jovem, o que não isenta também a despreocupação de muitos lideres em não se interessar no seu desenvolvimento neste proposito e até fogem não se importando com o possível resultado desastroso no futuro. Quero citar mais dois homens que representam bem esta ideia. Um bom exemplo na bíblia do homem que buscou se desenvolver foi Salomão, rei desde menino, teve uma oportunidade de se tornar o mais rico de todos os tempos, até mesmo do que o atual homem mais rico do mundo, Bill Gates, quando ganhou um cheque em branco de Deus, mas o mesmo pediu mais sabedoria para lhe dar com o povo que Deus lhe deu. E outro exemplo que vemos no sentido contrário, foi Jonas, profeta, mas não entendia a “loucura” de Deus em salvar uma cidade cheia de pecado, e simplesmente não quis entender e achou que poderia fugir. Este poderia ter sido conhecido como o homem que ajudou a salvar uma cidade inteira, mas invés disso é conhecido o profeta que virou “comida de peixe”.

Em outro momento escrevi sobre a necessidade de liderar com estratégias, visto que percebemos algumas ações sem objetividade e nem planejamento, o que leva os lideres ao desgaste pessoal e espiritual, tornando o assunto de extrema importância. Não deixe chegar a este ponto. O investimento pessoal é o primeiro passo para liderar de forma planejada.

Para concluir, se prepare, ore e jejue muito, e invista no seu ministério, pois a liderança também faz parte, leia a bíblia e livros que trate de liderança jovem (outros tipos de liderança também servem), participe de palestras, de congressos, de estudos, consulte o seu pastor, ouça os seus conselhos, analise e aprenda, pois estes homens carregam uma bagagem de experiência incrível, enfim queira mais, tenha o anseio de crescer e de se desenvolver, pois estamos correndo contra o tempo. Estamos correndo contra o tempo literalmente, o mundo sempre se preparou para recepcionar a nossa juventude, se tornando atraente e dando sempre um caminho “legal” para curtir a vida. Se estivermos preparados poderemos diminuir o impacto da influencia das redes sociais, televisão, músicas, filmes e dos anticristos existentes no mundo.


Por Isaac Dourado, 
Líder de juventude na AD Caetés, 
congregação El Shaday, 
Casado, Analista de Recursos Humanos e 
Bacharel em Direito
@isaactdourado




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...