Slideshow

terça-feira, 23 de abril de 2013

9 erros evitaveis na liderança de juventude


Não existem lideres bons ou maus, existem lideres que produzem algo relevante para sua juventude e aqueles que não se preocupam em investir seu tempo para esse projeto. Isso vai diferenciar os resultados de sua liderança.

Pensando nisso quero discutir sobre alguns erros que são evitáveis, mas que se não tratadas podem se tornar falhas no processo e atrapalhar sua liderança e seu ministério com jovens. Vamos a eles:

1. Líderes produzem resultados

As dificuldades são comuns a todos na liderança, sempre estamos envoltos em desafios, mas sempre existem aqueles que conseguem produzir algo relevante a sua juventude, a despeito das dificuldades. Então a pergunta que deve ser feita a si próprio é: estou me esforçando para produzir resultados em minha liderança? 


Como evitar? 
Planeje bem sua agenda, independente de sua dificuldade de tempo você precisa dar respostas as demandas. Produza mesmo em todas as dificuldades de tempo que tiver, nomeie pessoas e delegue funções, mas não pare se rendendo a falta de tempo.


Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. Jo 15.16

2. Líderes sem visão falharão

Visão é agir hoje na perspectiva do que vai acontecer amanha. Se você não planeja conduzi-los a algum lugar nunca saberá onde chegar, ou onde estar. Não saber o que querer com a juventude é não saber o que te faz um líder de jovens. Líderes que não têm visão não podem inspirar a equipe nem motivar o desempenho. A falta de visão leva os lideres a falha.
Seu foco deve ser em alinhar a juventude em torno de uma visão clara. Isso não pode ocorrer quando um cego guia outro cego.

Como evitar?
Seus objetivos devem ser maiores que seus eventos, seus propósitos devem ultrapassar o calendário, isso é visão. Agir não em função do hoje, mas imaginar que suas ações vão muito alem do que seu mandato deve ser sua principal motivação de agir debaixo de uma visão séria e comprometida com Deus. 

3. Quando os líderes não são íntegros.

Um líder que não tem caráter ou integridade não vai resistir ao teste do tempo. Não importa o quão inteligente, afável, convincente ou mais experiente, se ele está propenso a se entregar ao pecado ele acabará por ser vítima de sua própria ruína. Integridade é mais importante do que o talento. 


Como evitar: Peça a Deus que trate em você alguma fraqueza, algo que poderá envergonhar o reino de Deus. Como líder nós somos uma referencia para as pessoas, e quando erramos a conotação do erro tende a ser pior em suas consequências.
Tenho certeza que Deus está disposto a fazer uma cirurgia em você, eliminando todo mal enraizado. Os resultados serão impressionantes a partir do momento que você escolher levar seu ministério e sua vida espiritual a sério.

E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Ef. 4.24

4. Falta de dedicação é um convite a derrota

Não adianta assumir uma responsabilidade dessa e não agir, não se dedicar. Será uma perda de tempo para você e os que acreditam em você. 
Os problemas não se resolvem sozinhos, as demandas precisam de respostas. É de arrepiar ver que alguns lideres não apresentam o menor esforço para oferecer ao Senhor algo relevante pela juventude. O que é pior, isso vai expondo sua liderança, e dando aos jovens a terrível sensação de abandono. Dedique-se, invista tempo, recursos, oração, amor, Deus honra quem se dedica por sua obra!

Como evitar: Crie uma rotina que contemple suas demandas pessoais, familiares e seus compromissos com sua juventude. Planeje sua semana, seus dias, e use todos os recursos possíveis, tais como email, facebook, sms, tudo que puder te fazer próximo do seu grupo mesmo estando longe fisicamente.

Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR fraudulosamente. Jeremias 48.10a


5. Cuidado com os sabe-tudo

Os melhores líderes são conscientes do quanto eles não sabem. Eles não têm necessidade de ser a pessoa mais inteligente da igreja, mas têm o desejo irresistível de aprender com os outros. 

Líderes que não estão crescendo não podem levar uma juventude a crescer. 
Uma das características dos grandes líderes é a sua curiosidade insaciável. Se um líder não é extremamente curioso sobre todos os aspectos da sua juventude, confie em mim quando eu digo que o aprendizado deve ser constante.

Como evitar: Busque o conhecimento sempre, a pratica é muito importante mas o conhecimento te dá base para tomada de decisões. Esteja sempre desejoso a aprender mais, até com pessoas que a primeira vista não tenha nada a ensinar pode te trazer um grande aprendizado.

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR. Oséias 6:3a

6. Quando há falha de comunicação

Mostre-me um líder com baixa capacidade de comunicação e eu lhe mostrarei alguém que terá dificuldade em lidar com jovens. Grandes líderes podem se comunicar efetivamente em vários ambientes. Eles são ouvintes ativos, pensadores e sabem quando informar e o que informar.


Como evitar: Procure o tempo todo se comunicar com sua juventude, não só sobre os eventos que virão mas também visando os jovens enquanto amigos, companheiros, colegas, pessoas que querem sua atenção. Comunique-se, procure o dialogo até mesmo com as pessoas que se apresentam como sua oposição. Esteja próximo de todos!

7. Arrogância não rola!

Se um líder não entende o conceito de servir, não vai gerar confiança e lealdade daqueles que lideram.
Orgulho e arrogância não combinam com liderança de juventude.

Como evitar: Procure sempre o caminho da humildade, devagar você conquista sempre!  

A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito. Pv. 29.23


8. Não ouvir, isso é fatal!

Se um líder não se dá a ouvir esta a passos largos de não ter voz. A matemática é simples, quando os jovens percebem que são uteis no projeto falam mais, procuram ajudar, contribuir com o processo. A parceria jovem x lider só tem a melhorar quando o dialogo é franco e continuo. Quando percebem que não são ouvidos logo diminuem as falas, os retornos, os feed backs passam a ser raros e não frequentes. 

Como evitar: Sozinho você não chega a lugar nenhum. Ouça, pergunte, pesquise, busque opiniões, seja aberto a nova ideias. 

Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança. Pv 11.14

9. Não produzir um sucessor, erro frequente

Eu acredito que foi John Maxwell, que disse: “Não há sucesso sem um sucessor.”
O líder que conhece a dinâmica da liderança não se conforma em não formar novos lideres. É preciso ter o compromisso de identificar em seu grupo de juventude novos valores, jovens com potenciais. Não deixar um legado na liderança é permitir que todo seu trabalho se torne vulnerável a opinião e decisão de um sucessor que não tenha sido mentoriado por você. Por isso você percebe constantemente uma guinada de 360 graus nos ministérios de juventude. 

Como evitar: Não cometa essa falha, prepare novos lideres entre os seus.

E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. 2 Timóteo 2:2

Faça uma reflexão sobre esses e outros prováveis erros que estamos propensos e cometer, e peça a Deus que te ajude em trata-los, afinal, somos exemplos para nossos liderados, e isso por si só já é uma grande responsabilidade. Medite em 2 Tm 2.15 que diz: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.


Que Deus nos livre desses e de outros mil erros evitáveis em nossa liderança.

Deus nos abençoe!


Jader Cruz
jadercruzadcaetes@gmail.com
@jadercruzad (twitter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...