Slideshow

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Fronteiras que precisam ser rompidas - O dialogo com os jovens



O líder de jovens lida com varias fronteiras. Algumas são bem claras, sobretudo nas questões que envolvem a instituição que representamos, sabemos quais sãos as linhas que teremos que manter existentes. Trabalhamos para manter essas fronteiras bem estabelecidas porque entendemos que se trata de cuidado e não somente de limites. Mas as linhas mais interessantes que temos que lidar são as fronteiras silenciosas que os jovens tentam manter da nossa atuação. De uma forma muito sutil percebemos que alguns assuntos são mantidos distante dos lideres, as vezes o grupo todo tá sabendo de algo que esta acontecendo e somos os últimos a saber, isso muito se deve porque a visão que alguns tem de nós é que estamos mais próximos da instituição, do que da pessoa que eles imaginam que estivesse ali para cuidar deles, e quanto mais essa duvida persistir a chance de os alcançarmos vai diminuindo. 

Então você pode tomar seu tempo mantendo essas linhas estabelecidas, ou então pode enfrentar os desafios de cruza-las, e diante de toda complexidade da vida de um jovem, entendo que algumas dessas fronteiras são mesmo perigosas de cruzarmos. São muitas questões que eles preferem não falar, sobre suas duvidas e sobretudo do que vivem para alem da igreja. Mas se queremos conduzir um rebanho para o céu e mante-los sarados enquanto vivem nessa terra, precisamos sair desse lugar de inércia e ser canal de Deus para o enfrentamento de suas crises. 

Mas de fato, muitos escolhem se manter no seu lugar de conforto e se mantém distante, cada um no seu quadrado, ficando o jovem com suas questões de um lado e o líder com sua proposta defensiva de outro. Daí eu me recordo do texto contido no livro de Ester, onde seu tio Mardoqueu a confronta lhe apontando a necessidade de sair do lugar de conforto, segue o texto: 

Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? Ester 4.14

Essa pergunta no fim do versículo deveria lhe tirar o sono! 

Não é possível liderar uma geração tão questionadora e querer se manter distante, “respeitando” os limites impostos por eles. Fique certo, quanto mais esse respeito lhe sugerir o afastamento, terá menos acesso ao confronto respeitoso que precisa existir. Cruze a linha dessa distancia entre você e os jovens do seu grupo, procure sempre o dialogo, peça graça a Deus para ser alvo da confiança e com isso avance por esses limites. Um dialogo honesto poderá mudar destinos. Seja ativo em suas provocações, busque, toque neles, não perca oportunidade de enfrentar esses limites. Imagine um pai, querendo saber do filho, e mesmo quando ele percebe que seu filho tem algo a dizer mas que de alguma o dialogo é difícil, então o pai busca, tenta chegar, mostra atenção, porque tudo que os pais querem é acessar o coração e a confiança dos filhos, assim deve ser nossa atuação, devemos superar esse barreira invisível, e quando conseguimos isso, descobrimos outro jovem para alem desse que lidamos na igreja e sobretudo desse que esta exposto nas redes sociais. Nem sempre as legendas falam o que de verdade eles estão vivendo, tem muito mais para alem das fotos e selfies. 

Não esqueça que os jovens não esperam do seu líder um erudito, exímio conhecedor, que tenha grande oratória. Mas um que se relacione com eles e com Deus. Cruze a fronteira do silencio, manifeste o cuidado em seus diálogos, Deus conta contigo! Vai pra cima!

Jader Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...