Slideshow

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Características de um Líder de Juventude Relevante



Um líder de juventude é em ultima analise porta voz de esperança, por isso sua missão deixa de ser apenas a gestão, e passa a implicar em cuidados com vidas, com jovens que estão caminhando a passos largos para a perdição e percebe nesse líder provavelmente sua ultima "cerca" que os seguram num contexto de apego a vida e ao amor de Cristo expressado no dia a dia com o grupo. O cargo jamais terá a importância que somente a causa lhe confere.


Se esse primeiro paragrafo lhe fez compreender o tamanho de sua responsabilidade então caminharemos juntos nesse texto, afim de pensar nossa relevância para essa juventude, e claro, discutir algumas características para uma liderança de juventude relevante.

Para isso usaremos um texto onde a liderança de Davi foi provada, e em sua juventude teve que ser resposta para o chefe da nação, e nesse relato vamos traçar um paralelo de Davi com um líder de juventude de nossos dias.


Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo. Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele. 1 Sm 16.17-18



E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele. 1 Sm 16.23


Um LJ relevante é cada dia menos encontrado
O rei passava por uma de suas varias crises pessoais, e na tentativa de recuperar a paz e o caminho um tempo de vitoria ele sugere a busca de pessoas que de alguma forma lhe aliviasse em sua dor e que fosse útil nessa fase de tribulação. Alguém que se associasse nem que fosse por algum momento a uma vida atribulada que ele estava vivendo. 

Tem sempre alguém precisando e procurando um Líder de juventude a sua volta, alguém que lhe ajude a conduzir um rebanho cada dia mais complexo e altamente volúvel. Enquanto algumas igrejas fazem pouco caso de um LJ vejo muitas outras pedindo que lhes envie alguém com essa característica. 

Tem gente essa hora pedindo a Deus que os envie um LJ para lhe amenizar a luta, que divida com eles o peso de conduzir um rebanho ao céu. Tem reis na terra importando talentos, pessoas que saibam usar sua liderança para motivar e abençoar jovens. Você é raridade nessa terra caro LJ. Sua vida e sua liderança são um presente de Deus para sua geração, use isso, leve sua liderança a sério.

Testemunho pessoal como cartão de visitas
O texto sugere que Davi antes mesmo de chegar ao rei sua fama, suas características, sua forma de agir, sua aparência, seu jeito de falar, e sobretudo seu testemunho chegaram primeiro. Se sua liderança for sustentada apenas pelas suas ideias mirabolantes e seu testemunho for péssimo fique certo de que seu alcance não passará de seu cargo e sua vida terá uma influencia extremamente negativa. Porque nenhuma boa ideia é capaz de superar um mal testemunho.

O LJ só será relevante se sua vida acompanhar aquilo que prega, se seu testemunho for compatível com uma postura de pastoreio, onde as pessoas confiam em quem procuram para se aconselharem. 

As famílias, os pastores, os jovens, todos querem que o LJ seja uma pessoa elibada, que se dedique pelos jovens da mesma forma como se dedica por si, buscando santidade e seriedade. Enquanto lê isso tem pessoas que estão falando sobre você, e antes que discutam suas boas ideias estarão falando sobre seu testemunho de bom crente que você é. Nunca, jamais, em hipótese alguma troque testemunho por qualquer outra coisa. Não esqueça que a sua fama lhe precede, e é bom que seja de que você é um LJ que ora, que ama a juventude, que leva a sua vida a sério.


Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. 1 Tm 4.12

Resposta para uma crise da nação
O chefe da nação estava se sentindo atribulado, e quando isso acontece a razão lhe foge, a sabedoria lhe escapa, tudo que a pessoa quer é se ver livre dessa situação. Certamente suas decisões naqueles momentos não eram as mais sensatas, e tudo, sejam as defesas, os recursos, as negociações, tudo que a nação demandava estava por entrar em colapso, isso porque ninguém consegue liderar sem paz. Veja um exemplo claro do que acontecia com Saul acerca de nossa nação, estamos envoltos a uma crise, e uma dessas crises é a de liderança. Nossa presidenta esta vivendo uma liderança atribulada. Em razão disso estamos vendo nosso país se afundar em crises e dividas. 

Quando vejo um LJ se perceber pequeno me deixa consternado, porque percebo alguém não considerar seu potencial. Davi estava lá, o tempo todo se preparando e pronto para qualquer que fosse a demanda que a ele se apresentasse. Claro, talvez jamais imaginasse ter que lidar com o chefe da nação, mas a partir desse episodio é possível supor que nossas ações cheguem a pessoas que precisam de paz, e nós somos portadores de uma mensagem libertadora e que promove a verdadeira paz.

Algumas pessoas não creditam ao LJ tamanha importância mas diferente delas eu acredito que se trata de uma função essencial e com um potencial de ação inimaginável. Estamos cuidando da juventude não só de Cristo, mas da nação. Esses garotos de hoje podem ser os lideres da nação amanhã.

Existem pelo menos duas aplicações para essa abordagem, a primeira quando o LJ será resposta para uma igreja e para um pastor. Existem igrejas por onde passei que o testemunho do pastor foi: "A igreja mudou quando a juventude mudou." Mesmo que o pastor não tivesse verbalizado isso, tenho plena convicção que aquele LJ teve papel fundamental nesse processo de renovação. A segunda é pensar no alcance de nossa liderança, quantas pessoas precisam de perceberem esperança em alguém, e nesse caso vão procurar lideres relevantes. Não somos organizadores de eventos apenas, somos cuidadores, somos relevantes na terra, somos respostas para uma nação em crise.


...e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? Ester 4.14

Sua influencia afeta diretamente a sua volta
Sua harpa era a força de suas ações, seu testemunho legitimava sua chegada, sua influencia estava sendo ativada na vida de um rei atribulado e o melhor de tudo, estava dando certo. A pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, fazendo a coisa certa. 

Essa é a premissa do LJ, ser resposta objetiva e clara para uma geração em crise. Ele não tem outra forma de liderar sem que essa liderança seja influenciadora. É preciso se compreender nesse contexto de desesperança como ativador de pessoas, é preciso entender o tamanho de nossa importância nesse processo, somos afetadores de nossa realidade, as pessoas jamais serão as mesmas a partir de sua liderança. Somos influenciadores da nossa geração.

Ele sabe para quem trabalha
Davi tocava harpa e Saul era imediatamente afetado por cada nota dedilhada. Isso porque ele entendeu o cenário e percebeu os personagens em ação.
Davi foi convidado pelo rei mas entendeu que quando se trata de tocar sua harpa era uma ação de adoração e louvor, então, sendo assim, somente poderia tocar ao REI todo poderoso. Por isso tudo que fazia tinha conexão com o sobrenatural, ele sabia para quem trabalhava. 

É preciso a compreensão da nossa responsabilidade, entendimento da causa e percepção acerca do reino. Não dá para simplesmente assumir um cargo e avaliar o que pode tirar de bom pra si no tempo que será o líder de juventude daquela igreja. Não pode imaginar essa liderança como trampolim para outras pretensões no ministério, seu foco precisa estar ajustado no seu serviço ao REI. Saber que sua liderança implica em afetar futuros deveria te fazer entrar nessa peleja com mais respeito as famílias e ao Senhor da Seara. Saiba exatamente o que esta fazendo e para quem esta fazendo.


...E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. 
Colossenses 3.23,24


Algumas de suas qualidades
Davi não era perfeito, aliás, ninguém tem a prerrogativa da perfeição para qualquer missão que lhe for solicitada, todos precisamos do agir de Deus e de sua sabedoria para dar conta das demandas que surgirão.
O LJ não precisa ter muitas qualidades, mas as qualidades que ele possui precisam se adequar a demanda que ele se propôs a responder. Com base no que se referiram do jovem Davi, vejamos algumas qualidades inerentes a um LJ que pretende ser relevante na vida do jovem cuidado por ele.

...filho de Jessé...
Uma pessoa que entende a importância da família e sabe que sua liderança refletirá seus cuidados com sua família, sejam pais ou cônjuges. Os jovens percebem se o seu LJ honra sua família. Seja filho de verdade, seja casado de verdade, isso vai inspirar a juventude a terem famílias de verdade.

...que sabe tocar...
O Rei precisa de alguém que soubesse tocar, e na beleza das notas entoadas sua dor fosse amenizada. Dedique-se em aprender, compre livros, veja dvds, participe de conferencias e encontros sobre o assunto, tome conselhos, enriqueça seu conhecimento, lute pelo saber. Mas uma coisa você não tem como fugir, você precisa saber lidar com jovens, ama-los, entende-los. É preciso SABER toca-los em suas vidas e marcar para alem do tempo de sua gestão.

...e é valente e vigoroso...
Essa definição se aplica ao LJ, é preciso ser valente. Sua valentia se comprova numa característica, a resiliência, que é a capacidade de suportar o vento contrario e seguir adiante. É preciso acreditar mesmo quando tudo parece dizer que não vai dar certo. A valentia não lhe confere força, valentia é encarar os desafios mesmo percebendo fraqueza em si, crendo que jamais aquele que lhe confiou essa obra te deixará no caminho. Coração e mente saudáveis vão lhe dar vigor para superar as crises e lutas. 

...e homem de guerra...
Entenda que sua liderança afeta vidas, e claro, você estará em confronto direto com nosso inimigo. Sob essa perspectiva comece a se cercar de oração, vigilância e todos os cuidados consigo e com os seus. Anos atras percebi que na semana de eventos que organizava sofria ataques diretos, isso mexia com meus emocional, psicológico e até mesmo com minha saúde. Anos depois li numa pesquisa quantos pastores passaram por situações tão pesadas que chegaram a tirar suas próprias vidas. Estou certo desde então que o LJ não é o que pensa ser, um mero organizador de eventos e dirigente do culto da juventude, ele afeta vidas e com isso nos associamos a uma batalha constante onde o resultado comprometerá o futuro da juventude sob seus cuidados.

Passei a considerar então trazer para essa guerra amigos que me ajudaram em oração, e até hoje existem pessoas que se dedicam em serem meus intercessores. Estamos em guerra irmão, então seja uma pessoa de guerra! 

...e prudente em palavras... 
Cuidado com o que você fala! Se eu tivesse ciência da importância disso ha alguns anos atras teria tido menos dor de cabeça. Nem todos que estão do seu lado são leais a você, e quando puderem ou lhes forem conveniente farão chegar de forma distorcida a outras pessoas ou até aos jovens comentários feitos em momentos de desabafo ou inocência, até porque você acredita que pode se abrir com um "amigo". Seja prudente, sua fala será sempre considerada como um LJ, e nada menos. Não se engane, muitos que desejam seu cargo estarão bem perto de você e na medida que puderem farão distorções do seu discurso com o maior prazer, e farão isso sentados a mesa, comendo contigo. Seja firme  no que for tratado, seja sério no empenho de sua palavra! 

e de gentil presença... 
As pessoas gostavam de estar com Davi, sua presença lhes era agradável. Gosto de pensar que um LJ é um sorriso que alegra o choroso, é a seriedade que coloca todos em atenção, é enfim o termômetro da galera. É bom estar com ele, gente assim afeta só em estar perto, gera segurança e promove a paz.


...o Senhor é com ele...
Pode ser tudo, sem Ele não será possível tocar nas vidas. Pode até conseguir boas ideias, mas ser relevante não será. A ultima citação legitima todas as outras, porque um LJ sem a presença do Eterno de nada valerá para edificação, a não ser que ele se proponha a ser animador de auditório, mero organizador de eventos ou qualquer outra função que não seja a de LÍDER DE JUVENTUDE. Ter a doce presença do Senhor fará toda diferença em seu ministério, e ainda que falte muito, tendo a presença, tem muito!

Ele da conta para que foi chamado!
Davi não tinha outra missão para aquele momento, ele sabia que embora fosse pastor de ovelhas, filho do seu pai, musico, seja lá qual fosse suas qualidades, naquele momento teria acesso ao rei e não poderia deixar de ser aquilo pelo qual foi convidado a ser.

Lhe convido a tomar posse de seu chamado e dê conta de sua missão. Parte pra cima do desafio e leve essa causa a sério. As pessoas esperam que o LJ lidere, ame, dedique-se, faça valer a pena toda articulação do céu a seu favor, faça valer!

Na batalha espiritual o LJ tem as armas certas
Diante de um rei atribulado tinha um adorador comprometido com um REI poderoso.
Use suas qualidades para afetar os reis da terra, para pastorear a juventude com tudo que você é. Quando pensarem que você vai reagir com gritos, desequilíbrio, desanimo, entra em cena o suporte do LJ, o sobrenatural que transcende qualquer articulação do mal, que supera tudo que lhe afligiu, que toma conta do ambiente e motiva o LJ a continuar avançando, bem como já diz um lindo louvor: "em tempos de guerra, nunca pare de lutar". 


Para cada momento uma solução diferenciada, armas distintas para desafios diferentes. Funda, harpa, pedras, cordas, o LJ tem os recursos para vencer em qualquer circunstancia que lhe sobrevier.




Conclusão
Seja relevante, seja um LJ que ama e cuida de pessoas. Que Deus cuide de ti e dos outros sob seus cuidados.





Não desista de ser relevante, de afetar pessoas. Insista em sua liderança, você é um recurso importante de Deus na terra. 
Oremos uns pelos outros, escolha hoje um LJ que você conhece e fale com Deus sobre esse filho amado.


Forte abraço a todos, a paz!


Enviamos para todo Brasil
Peça no site http://liderancadejuventude.compre-agora.com





Falo mais sobre o tema e outros assuntos no meu livro sobre liderança com jovens.
Publicado em 2015, 2a Edição
200 pags


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...