Slideshow

terça-feira, 1 de abril de 2014

Problemas ESCOLARES que afetam a JUVENTUDE



O grupo de discussão no face www.facebook.com/groups/discutindoliderancadejuventude se propõe a tratar como recorte a juventude, mas como identificamos entre os lideres que lidam também com adolescentes inseridos, em muitos casos os grupos são liderados pela mesma equipe. Então nesse assunto vamos falar sobre algumas questões que afetam a relação dos jovens e quais são as nossas ferramentas para ajuda-los nessa fase tão importante em suas vidas.

Eles estão lá, todas as semanas sendo alvo de nossas ações pensando em abençoa-los e afeta-los espiritualmente, mas o mundo e a visão deles são ampliados a medida que se relacionam, e um dos relacionamentos mais significativos no decorrer de suas vidas com certeza é o período escolar.

É lá, no dia a dia que serão alvo de influencias, conselhos, modismos, propostas, e será colocado em cheque tudo que aprenderam e vivem sob suas lideranças, serão provados suas crenças e convicções.

Nesse momento eu queria que você líder fizesse o exercício de perceber o seu liderado de forma mais abrangente, quem ele é alem de sua liderança, alem de sua igreja, onde estuda, quem são seus referenciais.

Você vai perceber nesse exercício que nossa ação na igreja é uma fração em sua convivência, que se não entendermos nossa liderança dentro desse mundo a sua volta teremos dificuldades de abençoar de forma mais ampla o nosso grupo. Muitos dos lideres não perceberam ainda a necessidade do acompanhamento constante, ampliando e rompendo as barreiras pre estabelecidas, onde imaginam ser lideres na igreja, no ensaios, nos cultos, nos congressos. Nossa área de atuação e percepção precisa ser ampliada e nesse questão perceber o jovem e o adolescente nesse mundo, sua vida escolar.

Paralelo ao sorriso costumeiro na igreja estão cada um a sua realidade com desafios diferentes em suas vidas. Alguns animados com seus projetos escolares, felizes com suas escolas ou faculdades, já ampliaram o raio de ação e também estão focados nos concursos que acontecem no decorrer do ano letivo. Outros vivendo evasão escolar, escolas abandonadas, ainda não ingressaram na faculdade e nem sequer cogitam um cursinho pre vestibular ou preparatório. O pior cenário, uma terceira via são adolescentes e jovens que deixaram seus estudos, por vários motivos deixaram para depois essa importante demanda em suas vidas, infelizmente muitos não voltarão aos estudos.

Dentro do mesmo grupo liderado por você tem essas três realidades, por isso entendo que o papel do líder de juventude fundamental na vida de cada cidadão que semana apos semana está sentando a nos ouvir.

Alem desses desafios, quando estão inseridos precisam responder a outros problemas, tais como:

Bullying, dificuldades de relacionamentos

Uso inapropriado do celular na sala de aula

Uso do celular até altas horas na internet descontrolando o sono, e como consequência dificultando o aprendizado.

A dificuldade de lidar com os problemas familiares, deixando que isso seja entrave tirando sua atenção na aula

Necessidade de se identificar com o grupo, conflito constante com tudo que aprendeu em casa e na igreja, agora questionado em seu ambiente escolar

A sexualidade, debatida constantemente entre os colegas da escola, conflitando com o que escuta e aprende na igreja

A convivencia com uma nova realidade, as drogas não são mais papo distante, eles veem isso no dia a dia.

Então, diante desse cenário e das realidade descritas acima remeto a você algumas questões que precisam de respostas, vamos a elas:

1 - Fazer um raio-x do nosso grupo, quem são, o que querem, sobretudo as questões que te posicionarão sobre essas três vias: Os satisfeitos, insatisfeitos, e os evasivos.

2 - Estude esses números, peça a Deus sabedoria e converse com sua equipe de liderança formas de somar ao seu grupo em cada uma dessas três situações.

3 -  Discuta com seu pastor como a igreja poderá ser um canal de benção também nessa questão vital para a formação ideal do cidadão.

4 - Insira no seu planejamento ações que incentivam e corrijam essas questões escolares, tentando nesse processo o acompanhamento profissional, se possível de psicólogos, pedagogos, orientadores, professores e todos que se proponham a formatar contigo um projeto sério visando alcançar os jovens alem do cenário eclesiástico, permitindo que sua liderança o acompanhe também nesse cenário tão concorrido por outras influencias.

5 -  Esse processo precisa contemplar o jovem dentro de sua proposta de futuro secular e profissional, mas não podemos esquecer de discutir nessas temáticas vida cristã e comunhão com Deus. Massificar em suas mentes a palavra do Senhor e avivar em seus corações o desejo de serem exemplos de jovens que preguem com seus testemunhos de vida.

Quero ouvi-los sobre essa questão, entender melhor sua realidade;
Vocês tem alguma proposta para apontar caminhos para os seus colegas lideres?
Já identificaram essa realidade em seus grupos?

Você usa o facebook? É lider de juventude? Então participe do grupo de discussão criado para troca de experiencias entre nós lideres. Vamos enriquecer nossa discussão com sua opinião e sugestão, e que Deus abençoe cada líder do grupo para serem benção para seus jovens e adolescentes. Acesse www.facebook.com/groups/discutindoliderancadejuventude e solicite participação. 


Grande abraço a todos 

Jader Cruz
jadercruzadcaetes@gmail.com
@JaderCruzAD (twitter)
21-99669-3562 (vivo) Whatsapp
7711-6068 / 95*179886 (nextel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...