Slideshow

sábado, 10 de dezembro de 2011

Remorso x Arrependimento, o que você sente?



Já pensou em quantos líderes deixaram o ministério somente neste ano de 2011?
Alguns vocês conhecem. Outros ainda seriam conhecidos nesta terra, mas antes mesmo de se mostrarem ao Reino de Deus pararam.
Neste texto que vamos olhar com mais atenção eu encontrei um dos motivos.
Acompanhe-me.
“E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra o teu pai e a tua mãe.
Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.
E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.
Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.”
Marcos 10:17-22
O texto mostra um dialogo interessante, travado entre Jesus e um jovem descrito pela bíblia como mancebo rico. Em um determinado momento ele diz que cumpre tudo que manda a lei, Jesus em sua sabedoria vai tocar no intimo daquele moço, e nesse momento vai nos expor o coração dele.
Quando Jesus toca naquilo que realmente o jovem preza ele logo se entristece. Deixa a conversa em tom definitivo e sai, desistindo daquilo que veio buscar.
Ele tinha tudo, todos os requisitos para um bom servo, e mais, ele veio à pessoa certa. Estava tudo caminhando para o sucesso dele. Afinal, Jesus se interessa demais por pessoas que O buscam. Ele tem um olhar todo especial quando vamos buscar solução nEle.
Uma frase me chama atenção, quando Jesus diz: “te falta uma coisa”.
A questão: o que faltava àquele jovem?
Jesus sabia que seu coração estava totalmente ligado a sua riqueza, suas propriedades. É bom que se diga que ser rico não é nenhum pecado, Jesus também lidou com gente rica em sua caminhada pela terra, e até hoje usa pessoas generosas e ofertantes para o sustento de sua obra na terra.
Parece um paradoxo, faltar algo ao que tem muito.
Esse olhar de Jesus é penetrante. Nada está escondido, Ele conhece tudo.
Embora o jovem reunisse todas as condições lhe faltava amar o Senhor acima de todas as coisas. Sinceramente eu creio que estamos diante do jovem que poderia ter sido registrado ao lado de Salomão como um dos homens mais ricos em sua época. Mas seu coração se fechou, como disse a palavra, se entristeceu.
Aquela viúva que ofertou ao profeta tudo que tinha, um bolo, foi provida em muito mais do que tinha, simplesmente porque creu na palavra, ofertou. Ela nos ensina, é um exemplo quando tratamos de oferta.
Aquele jovem valorizou as coisas. Erro bem comum em nossos dias.
Ponto chave
Quando Jesus aponta o que lhe faltava, sua falha, seu erro, também lhe dá um caminho de mudança, de conserto, Ele diz: vende tudo quanto tens, e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.
Aqui começa a principal diferença entre remorso e arrependimento.
Segundo o dicionário da língua portuguesa Michaelis:
Arrependimento: 1 Ato de arrepender-se; pesar sincero de algum ato ou omissão. 2 Contrição. 3 Mudança de deliberação. 4 Desistência de coisa feita ou empreendida

Remorso: 1 Aflição, tormento de consciência, por um ato mau que se praticou. 2 Revolta da consciência contra uma ação pecaminosa ou culpável; remordimento;
Esse jovem é uma boa representação do remorso, a bíblia relata o momento em que esse sentimento é exposto: Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.
O remorso não significa mudança, na prática ele se condoeu por entender que estava errado, mas na seqüência, e isso é um padrão desse sentimento, ele se afastou. Não procurou seguir o conselho, a orientação de Jesus, aquela palavra seguia para uma mudança, aquela palavra só teria espaço num coração arrependido.
Veja o que diz a Psicóloga Clínica Kátia Cristina Horpaczky: “Quando o remorso vira uma sensação de que fracassamos ou quando ficamos desapontados, esse sentimento tráz muito sofrimento que pode afetar nossa vida de forma negativa. A tal ponto de nos impedir de vivermos o aqui e agora, o presente.”
Aquele jovem remoeu dentro dele o sentimento do erro, mas não agiu em direção a mudança. Esse é o padrão do remorso.
Eu li uma frase que retrata uma pessoa movida pelo remorso: "Como você punirá aqueles cujo remorso já é maior do que os seus crimes?" ( Khalil Gibran )
Preocupo-me com lideres que em sua caminhada erraram, se afastaram do seu chamado e hoje sentem que distanciados estão esquecidos.
Gente que precisa de perdão, que precisa perdoar.
Pensando em arrependimento logo me vem o episodio de Zaqueu.
Zaqueu movido por um arrependimento logo busca uma ação de mudança em seu caráter, suas ações pecaminosas e fraudulentas são para ele vergonhosas diante do Senhor, e buscando conserto acha perdão.
Quando somos constrangidos pelo Senhor em algo que estamos em falha logo nossa atitude terá que ser de mudança, arrependimento, conversão para um caminho limpo.
Tem muitos lideres que pararam no tempo, com seus corações cheios de remorso, por algum erro em sua caminhada, algum tropeço, hoje acham que isso os prejudicaram a tal ponto que não conseguem se ver num recomeço.
Quantos homens de Deus caíram e recomeçaram. Um deles conversando comigo disse: “-foi difícil encarar o olhar das pessoas, mas eu me arrependi diante do Senhor, Ele me perdoou, e o que foi também importante para minha cura, eu me perdoei. Eu decidi seguir em frente.”
Deus cria situações!
O Senhor o tempo todo está criando situações para que você reveja seus conceitos, para que haja conserto. Quem se arrepende alcança misericórdia.
Não faça como o jovem rico, se hoje o Senhor te disser que te falta algo, não saia da presença dEle sem o conserto, sem o perdão.
Acredite, Deus, não falha. Ele quer você de novo em sua obra!
"O remorso é uma impotência, ele voltará a cometer o mesmo pecado. Apenas o arrependimento é uma força que põe termo a tudo." ( Honoré de Balzac )
Segue abaixo um louvor maravilhoso que fala sobre o amor do Senhor. Abra seu coração e seja ministrado pelo Espirito de Deus.



Ministerio Sarando a Terra Ferida
Não há amor maior

Você tem ou conhece algum testemunho sobre o assunto? Então logo abaixo na sessão "comentários" dê sua opinião... 

Jader Cruz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...