Slideshow

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Revolta, rebelião, insubordinação... Você tem lhe dado com isso ultimamente?!


Gostaria de tratar com você que é líder sobre tipos de pessoas que você lidera...Hoje falarei sobre um tipo: Leprosos da Estrutura

“E era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que se haviam na terra” Números 12:3 

O versículo acima foi extraído de um dos textos mais conhecidos da bíblia: A sedição de Miriãm e Arão. E é com base neste contexto que gostaria de falar com você líder que nos acompanha pelo blog do nosso amigo e irmão Jader Cruz. 

O capítulo 12 do livro de Números relata a sedição de Miriã e Arão contra seu irmão e líder Moisés, aliás, antes de mais nada gostaria de fazê-lo entender o que é sedição. 


A palavra sedição tem entre outros significados a palavra motim, revolta, rebelião. Era exatamente isso que os irmãos de Moisés estavam fazendo. 

Eles estavam num momento crucial de sua peregrinação à terra de Canaã, o motim de Miriã e Arão precede o envio dos 12 espias à terra de Canaã. Logo num momento tão importante os irmãos do líder Moisés acharam por bem criticá-lo por ele ter se casado com uma mulher cuxita e por causa disso quiseram questionar a autoridade de Moisés enquanto líder e guia espiritual daquela nação. 

No nosso dia a dia, muitas vezes não é diferente: Muitas vezes pessoas próximas a você, que fazem parte da sua estrutura de trabalho, talvez um líder auxiliar, um regente, um(a) secretário(a), que se colocam a criticar as suas atitudes, o seu proceder, o seu modo de agir na sua vida pessoal. Não estou querendo justificar um possível erro de Moisés ou até mesmo um erro meu e seu em nossas vidas pessoais, o que quero dizer é que você enquanto líder é sim propenso a errar, mas não é por isso que sua autoridade deverá ser questionada, desde que seu erro não influencie diretamente na condução do trabalho e nem leve outros a cometerem tal erro. 

A questão aqui é que aqueles que se dispuseram a falar mal de Moisés eram pessoas de sua estrutura de trabalho, pessoas que deveriam defendê-lo, que deveriam lutar e brigar por Moisés, pessoas que deveriam se ver como equipe mas ao invés disso, eles questionam a autoridade do líder que o Senhor colocou à frente daquele grupo. Que coisa terrível é quando alguém questiona e ainda mais publicamente uma autoridade constituída por Deus! 

Miriã como retribuição foi tomada de lepra e por uma semana o povo de Israel não pôde avançar no deserto, ou seja, além de falar mal do líder que era próximo dela, ela ainda fez o povo ficar uma semana sem prosseguir, sem evoluir, sem caminhar à terra prometida, o que mais me preocupa com as “Miriãns” que existem em nosso meio é que além delas estarem doentes, elas ainda fazem o grupo que você lidera ficar estático, parado, sem poder evoluir, sem poder nem caminhar. 

E você enquanto líder, qual a tua atitude? Excluir pessoas que tem essa prática do meio do grupo? Destaquei o versículo 3 justamente para que saibamos como proceder com pessoas assim: com mansidão. Moisés não se colocou a discutir aquela questão pela qual ele estava sendo criticado, ele não entrou em rota de colisão, ele não procurou briga, ele se manteve em sua posição porque ele sabia que quem o havia escolhido e capacitado para estar à frente daquela nação fora o Senhor e no final do versículo 2 a bíblia nos diz que “o Senhor o ouviu”. 

O nosso Deus é onipresente, logo Ele está vendo o que andam falando de ti, o que andam articulando contra tua liderança, quem está questionando a tua autoridade, por isso fica tranqüilo porque a resposta vem do Senhor! E você o que faz enquanto isso?! Você intercede por essas pessoas que estão leprosas por dentro e não sabem para que o Senhor as cure, pois saradas elas podem contribuir muito para sua Igreja, tal foram Miriã e Arão que após este ocorrido ajudaram Moisés e ainda serviram de testemunho e confirmação de sua autoridade. 

Por fim, Jesus diz no capítulo 5 de Mateus: Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. Moisés foi manso e numa situação onde ele poderia perder dois membros importantíssimos de sua estrutura, ele não somente os trouxe de volta à comunhão, quanto confirmou que aquele povo era sua “herança”. Que Deus abençoe você...







Por Murillo Teixeira,
Líder de juventude na AD Caetés

Um comentário:

  1. Acredito que Deus constitui sobre o seu povo aqueles que Ele julga aptos para exercerem determinadas funções, mas, infelizmente sempre haverá uma Mirian e ou um Aarão no meio do caminho para questionar e ou criar situações.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...