Slideshow

domingo, 18 de dezembro de 2011

Estratégias para um novo tempo (Discutindo a batalha de Jericó)




Estamos as portas de um novo ano, e com ele o Senhor tem falado o tempo todo sobre um novo tempo.
Paulo escrevendo na sua segunda carta aos Corintios ele diz: Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários. 1 Coríntios 16:9
Estava meditando nisso, logo me veio a passagem do desafio de Josue diante dos muros de Jericó.
O Senhor tem grandes desafios para sua igreja nesses dias, grandes desafios para eu e você.
Vamos pensar juntos olhando esse texto mais de perto em soluções estrategicas para nossos ministérios.
Vem comigo!

Ora Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.
Então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos.
Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.
E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.
E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.
Então Josué, filho de Num, chamou aos sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca da aliança; e sete sacerdotes levem sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do SENHOR.
E disse ao povo: Passai e rodeai a cidade; e quem estiver armado, passe adiante da arca do SENHOR.
E assim foi que, como Josué dissera ao povo, os sete sacerdotes, levando as sete buzinas de carneiros diante do SENHOR, passaram e tocaram as buzinas; e a arca da aliança do SENHOR os seguia.
E os homens armados iam adiante dos sacerdotes, que tocavam as buzinas; e a retaguarda seguia após a arca; andando e tocando as buzinas iam os sacerdotes.
Porém ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca até ao dia que eu vos diga: Gritai. Então gritareis.
E fez a arca do SENHOR rodear a cidade, contornando-a uma vez; e entraram no arraial, e ali passaram a noite.
Depois Josué se levantou de madrugada, e os sacerdotes levaram a arca do SENHOR.
E os sete sacerdotes, que levavam as sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do SENHOR, iam andando, e tocavam as buzinas, e os homens armados iam adiante deles e a retaguarda seguia atrás da arca do SENHOR; os sacerdotes iam andando e tocando as buzinas.
Assim rodearam outra vez a cidade no segundo dia e voltaram para o arraial; e assim fizeram seis dias.
E sucedeu que, ao sétimo dia, madrugaram ao subir da alva, e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; naquele dia somente rodearam a cidade sete vezes.
E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o SENHOR vos tem dado a cidade.
Porém a cidade será anátema ao SENHOR, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.
Tão-somente guardai-vos do anátema, para que não toqueis nem tomeis alguma coisa dele, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis.
Porém toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de ferro são consagrados ao SENHOR; irão ao tesouro do SENHOR.
Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade. Js 6.1-20

Jericó era uma tomada estrategica, contudo improvavel.
Esta cidade teria que ser tomada antes de prosseguirem em sua conquista da terra. Jericó era uma cidade fortificada, cercada de muralhas, e preparada para se defender. Segundo as táticas militares daquele tempo seria necessário escalar as muralhas, para abrir seus portões à força e permitir a entrada do exército israelita.
Os defensores estavam com grande vantagem por causa da sua posição em cima das muralhas. Era preciso um milagre para que fosse conquistada depressa e sem muita perda para os israelitas.

Convicção do chamado
É exatamente nesse contexto e momento delicado da liderança de Josué que nos mostra um grande segredo em sua jornada, a confiança em Deus e nas suas promessas. Era muito vivo em seu coração o direcionamento do Senhor dizendo que lhe daria Jerico em suas mãos.
Uma verdade que aprendi nessa jornada de liderança, terão momentos que voce nao terá ninguem ao seu lado, somente a certeza que o que esta fazendo é direção e vontade do Senhor. É importante demais ter a certeza e convicção que estás na direção correta. Josué tinha isso, afinal encarar um exercito por tras daquele muro somente se o General disser que assegura a vitoria. 
Voce tem certeza que é vontade de Deus? 
Ter homens de guerra, e honrá-los
O Senhor sempre nos surpreende com homens valentes que surgem ao nosso lado diante de batalhas dificeis, pessoas que crescem diante das dificuldades que surgem.
Encontre os valentes que estao a sua volta. Talvez eles não estão com escudos, armas, lanças, mas podem estar com computadores, instrumentos, joelhos dobrados, recursos financeiros, e tudo que o Senhor os deu, eles com certeza estarao comprando essa batalha junto contigo. Você deve identica-los e honrá-los. É ruim para os homens de guerra que estão a sua volta ouvirem de você que não vê ninguem capacitado para tal missão. É como dizer que não servem. Você se surpreenderá a medida que confiar tal missão aos valentes a sua volta. Sua confiança em seus homens é como combustivel na hora da batalha.
Obediencia aos planos do Senhor
Era necessária muita fé, e obediência, por parte de Josué e do povo para cumprirem à risca as instruções que o SENHOR lhes deu.
Não eram 20 voltas, não eram 2 voltas. Não é o muito fazer, mas o fazer exatamente do jeito que o Senhor mandou.
Tem muitos líderes sem entender o porque nao saiu como o planejado, hoje não estão onde planejaram. Quando Deus esta na frente Ele rema para o lugar certo, quando nós estamos na frente remamos para onde melhor nos convenha.
Novos tempos vão requerer obediencia ao Senhor. Senão, de novo não terá nada! 
Ter pessoas que acreditem em voce ao seu lado
No meio disso tudo é fundamental ter pessoas que acreditam em você.
Pense numa coisa: Josué estava levando eles para uma batalha suicida, salvo a confiança que o Senhor faria algo inexplicavel, que chamamos milagre.
Nesses dias, nesses novos tempos é bom que tenha pessoas que acreditem em nosso ministério, pessoas que vão comprar sua briga, que dirão a todos: vamos lá, vai dar tudo certo!
Acho interessante demais a articulação de Josué ao chamar para perto os sacerdotes, em todos os niveis de liderança tinha gente envolvido no projeto.
Tem gente querendo participar de sua causa, gente que daria bons soldados nessa peleja, você já parou para pensar que não pode guerrear sozinho?
Obediencia as lideranças
Era necessário que a obediencia fosse compartilhada por todos.
Não podemos medir forças, para que nao seja um novo ano e tempos antigos.
Chega de cada um por si, todos estavam imbuidos no mesmo proposito, na mesma causa.
O objetivo era claro, que o muro viesse abaixo.
Fica aqui a pergunta, você tem se dedicado a obedecer suas lideranças?
Vigilancia
No meio de uma ação dessa natureza Josué sabia que precisava estar atento, a batalha era iminente, aconteceria a qualquer momento.
Isso logo me remete a alguns companheiros que logo apos os conflitos naturais da liderança tropeçam e caem.
Penso que o inimigo fica na expectativa, esperando um espaço que seja para setar cada um, principalmente os lideres. Lembra de Davi? eram tempos dos reis irem a guerra, e no descanso viu a bela Bate-seba, a falta de vigilancia custou muito ao Rei.
Seus passos estão sendo cuidadosamente vigiados pelo Senhor, e não se engane, pelo seu inimigo.
Tempo de calar
Eles aprenderam e hoje nos ensinam, e parece ecoar pelos anos esse rico aprendizado, tem horas que devemos nos calar e somente fazer o que nos foi proposto pelo Senhor.
Desde muito cedo os líderes são motivados a falar, a se posicionar, a dar sua posição sobre esse ou aquele assunto, contudo, tem momentos na batalha que o Senhor nos orienta a nao falar, a dar passos silenciosos, Ele diz em sua palavra: Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus. Sl 46.10
Algumas coisas estão acontecendo, ou prestes a acontecer, fala com Deus se é ou não momento de se pronunciar, a biblia diz que a tempo para tudo.
Deus sabe quando é tempo de se calar, e quando será o tempo de bradar. Fala com Ele!

Campanha pessoal de oração
Tem um livro do Pr. Bill Hybels que tem por titulo "Ocupado demais para deixar de orar" que uma das coisas que aprendi foi a necessidade de uma forma metodica e seria me comprometesse com a oração, Josué com sua associação aos sacerdotes tambem trouxe a arca e com isso estava dizendo ao Senhor que qualquer batalha so seria travada se com ele tivesse sua presença.
Nesse novo tempo você estará as voltas com suas demandas familiares, faculdade, ministério, trabalho, cursos, etc... o que me leva a uma afirmação que irá te ajudar: não dê nenhum passo sem uma campanha seria e pessoal de oração, sem estar comprometido com seus propositos de oração.

Firmes e constantes
Avançar teve um preço, serem firmes no que queriam e constantes em seus passos.
Persistencia, dedicação, paixão pelo projeto, comprometimento com sua causa.
o Ap. Paulo parece ter lido essa passagem quando escreveu aos corintios: Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Co 15.58
Sinceramente você acha que não passou pela cabeça de alguns deles desistirem? mas a perspectiva de conquistar aquela terra foi maior.
Para um novo tempo novos desafios virão, se você focar nos seus objetivos vai superar as dificuldades que vão surgir.
Tempo de bradar
Quando chegar a hora de bradar o Senhor ja terá desarticulado todas as defesas do muro, e milagrosamente você irá avançar vendo pedra por pedra que te impedia serem derrubadas.
Pessoas que te abençoaram serão abençoadas
Tem pessoas que vão querer atrapalhar os novos tempos, vão entender que não precisa entrar a peleja com aquela cidade edificada.
Pessoas que dão um passo a cada dez anos sempre vão querer parar o avanço dos que lutam por seu espaço.
Eles vão querer parar você, e não se engane, eles tem voz no arraial, mas Deus sempre usa pessoas como Raabe que vai abrir caminho para você passar.
Creia numa coisa, Deus pode e vai usar pessoas que você nem imagina para te ajudar nesse novo tempo, pessoas que nao estão no seu ciclo de amizades e relacionamentos.
Quando Deus quer agir ninguem pode impedir!
A terra é sua!
Lute, em 2012 você viverá novos tempos em sua vida e ministério.

Medite nesse louvor, ouça e seja abençoado!



NÃO RECUAREI - TOQUE NO ALTAR


Você tem ou conhece algum testemunho sobre o assunto? Então logo abaixo na sessão "comentários" dê sua opinião...

Jader Cruz










Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...