Slideshow

quinta-feira, 14 de março de 2013

Identificando, incentivando e preparando novos Lideres de Juventude



E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. 2 Tm 2.2

Existe entre os lideres hoje uma demanda real e urgente, a necessidade de identificar, incentivar e preparar novos lideres de juventude.
Resposta recorrente entre líderes é a dificuldade de perceber entre seu grupo novos lideres, pessoas que ao serem orientados poderão dar continuidade no projeto, na na condução da liderança de juventude. 

Eu garanto a você, no entanto, que se eu fosse me sentar no grupo deles, poderia encontrar um punhado de líderes em potencial.

Percebi que a palavra “potencial” é uma palavra difícil de ser entendida. Normalmente vamos além dela. Ao invés de “potencial”, ouvimos “provado”. Ou “pronto”. Ou “perfeito”. “Potencial” é diferente. Entender não somente o que é, mas o que pode ser.


Quando estou sentado com um líder, perguntando quais outros líderes em “potencial” estão presentes no grupo deles eles normalmente procuram por pessoas que já estejam inseridas no processo, que de alguma forma ja estejam liderando. Eles querem sugerir alguém que já está em construção, não alguém que tenha energia em potencial guardada. Alguém que tenha energia potencial pode parecer descomprometido e desmotivado. Eles podem parecer preguiçosos. Podem parecer estar longe de estarem prontos para liderar.Oração é a base de tudo, em Atos 13.2 vemos a ação direta do Espirito Santo em comissionar Paulo e Barnabé para a obra missionaria, mas em outros textos, sobretudo em suas cartas ao jovem líder Timóteo vemos Paulo dando orientações de como deveria ser os obreiros, acerca do trato e características. Acredito que o Senhor se associa diretamente ao líder nas escolhas de novos lideres, Ele nos da sabedoria para tomada de decisões. Não tenha medo, avance nessa área com cuidado e diligencia, tendo como objetivo a necessidade de gerar novos lideres.


Identifique...

Enxergar potencial é difícil, pois você não pode ver o quê ou quem está na sua frente. Você está olhando para o que está na frente de outra pessoa. Frequentemente, o que está na frente deles é algo que eles mesmos não viram ainda. Energia potencial não está movendo montanhas e criando ondas. Energia potencial pode estar sentada calmamente, sem perceber o futuro promissor que tem pela frente. E é exatamente por isso que eles precisam de um “empurrão”. Seu.
Segundo John Maxwell, "Liderança é a disposição de assumir riscos". Por certo um desses riscos é a identificação de novos lideres. 

Perceba nas ações que seu departamento estará promovendo, e de acordo com o perfil do jovem, vai inserindo, dando alguma missão, nem que seja algo mais simples, mas no inicio estará dando a ele a oportunidade de se conhecer no apoio a alguma missão do departamento. Leia suas respostas, perceba suas reações. O feed back dele te dará uma noção de onde melhor aproveita-lo na próxima ação.


Identificou? agora Incentive!

Diga a ele que você acredita nele

Leve isso a sério. Encorajamento tem um papel muito importante no incentivo aos novos líderes.
Tem uma musica do Kleber Lucas que me motiva demais, dizendo: Você acreditou e isso é tudo! Ter a confiança e saber que acreditam em você faz toda a diferença, acredite, na vida das pessoas confiança vira combustível para grandes mudanças.

Diga a ele sobre o potencial que você vê nele

Tenha paciência para mostra-lo suas necessidades imediatas e onde ele encaixa, o que vê nele, e mais, ofereça-o sua mentoria. 
Ajude-o a pintar o quadro do que poderia ser se eles fossem liderar, ou pelo se já te ajudassem a liderar.
Tome tempo com ele, invista nisso, você pode estar trazendo ao processo um grande líder, é necessário um tempo de lapidação. Ele precisa ter noção através do seu potencial.


Dê a eles uma chance de liderar e orquestre o cenário para a vitória
Insira-o no processo, conduza em parceria com ele uma ação de sucesso, isso dará uma perspectiva real das possibilidades dele como líder. 

Peça a eles um feedback sobre a sua própria liderança

Pergunte a ele como ele acha que você poderia melhorar, permita-o colaborar no processo de sua liderança. 


Indique livros sobre liderança
Discutam sobre observações que ele tiver durante a leitura, isso mostrará a ambos um pouco da visão. 

Dê a eles autoridade sobre uma área do seu departamento ou de um projeto especifico 

Confie nele para tomada de decisões e para liderarem aquela ação, e acompanhe-o para assegurar que ele se sinta apoiado e para que cresça. Se prepare para se necessário alguma intervenção no processo, e use algum erro na lapidação do seu mentoriado. 


Agora é hora do preparo...

Segundo escreveu Rick Warren, O aprendizado para ser líder leva toda uma vida. 
A formação de novos lideres pode ter data de inicio mas nunca poderá ter no processo a data de conclusão. O preparo é algo continuo, Contudo, seu compromisso com ele e com seus jovens é a de promover um ambiente para que esse novo líder aprenda mais e mais. Então não importa o quanto ele já sabe, você precisa prepara-lo constantemente para novos desafios, de acordo com sua visão. 
Lance mão de todos os recursos possíveis para esse preparo. 
Organize pequenos encontros de lideranças, e discuta assuntos que permeiam o cotidiano da sua juventude. Promova ou participe de cursos, palestras de aperfeiçoamento.
Confie a ele responsabilidade e aproveite as mesmas para mostrar caminhos de soluções, o dia-a-dia da liderança se ensina muito mais do que apenas em eventos específicos.
Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor... Os 6.3
Buscar fazer o melhor pela obra do Senhor é um grande indicativo sobre quem você é, e o que você quer.

Questões para pensar:

1 - Nem sempre as escolhas para mentoria e possível ingresso na liderança será algo concordado entre a sua equipe. Tem casos em que sua escolha será também sua aposta. Ore a Deus pedindo que lhe revele novos lideres, insista em dividir sua visão com os demais e os mais novos. A tarefa de alistamento é fundamental para que sua liderança tenha frutos, e sua mentoria se perpetue.

2 - Não tenha medo ou vergonha de admitir que sua escolha foi equivocada, isso acontece, as vezes nos enganamos com as pessoas. A pessoa escolhida não tem esse dom, o desejo de liderar. Sua mentoria será desgastante e improdutiva. Recue, e comece de novo. Tenha o cuidado de não permitir que essa experiencia seja traumática para seu mentoriado, conduza-o a novas possibilidades.

Caso queira mais informações sobre palestras de capacitação e aperfeiçoamento de lideranças leia, http://liderancadoreino.blogspot.com.br/2013/02/conhecam-o-seminario-capacitar.html




Jader Cruz
@jadercruzad - twitter
jadercruzadcaetes@gmail.com - email


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...