Slideshow

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O líder é cercado de EXPECTATIVAS



Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.

Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens. 
1 Reis 18:21-22


Esses dias estive meditando nessa passagem e percebi o quanto é rica em ilustração do dia a dia da liderança. Se só olharmos o aspecto do milagre já seria um grande aprendizado, mas me acompanhe tendo como ponto de vista a perspectiva de Elias.

Sentimento
Pense no quanto aquele profeta se sentia só, em meio a um momento marcante em sua vida, e que seria assunto para a igreja do Senhor por milhares de anos depois. 

Então perceba agora o peso da responsabilidade de Elias, varias demandas a serem respondidas. 

A afirmação pessoal nesse momento é colocada em xeque e tudo dependia do que estava para acontecer, a resposta, ou não, do Senhor.

Então, tendo esse cenário como pano de fundo,  quero discutir as expectativas que cercam as lideranças no ministério.

O povo, a família e os amigos
Quando estamos num momento de crise, quando todos a volta estão questionando suas ações, ou como no caso de Elias se de fato estavam seguindo ao "Deus" certo. 
Nessa hora buscamos apoio moral no que esta mais próximo, sempre sobra para a família do líder. Num segundo momento quase que imediato, acionamos nossa rede de amigos, informando o grau da dificuldade em que estamos metidos, esperando deles alem do apoio, uma solução, e se der também uma palavra de encorajamento. É pedir demais?

Mas e quando em meio a crise daquelas, se não bastasse ser a pessoa mais procurada e odiada no reino da maldita Jezabel e do Acabe desviado, era Elias que precisava agir para chamar atenção de seu povo, chamando-os a responsabilidade, bradando, que parassem de coxear entre dois pensamentos. Tava pesado o clima!

Elias queria pelo menos ver um povo decidido pelo certo e ideal que buscassem ao Senhor, mas naquele momento se ao lado de Baal que fosse, o que não valia era perceber no povo a duvida, que gerava entre os que ali estavam uma insegurança. Não duvide, o líder percebe quando o povo esta inseguro. 

Se você pensar em expectativas, vai perceber que o momento reservava ao profeta uma dose altíssima de adrenalina, afinal, quem realmente é Deus? essa pergunta carecia de resposta.

Não se assuste se seus amigos não corresponderem a altura diante de um grande desafio. Em algum momento sua liderança será provada, e todos a sua volta estarão observando suas decisões, suas ações, e com certeza, nutrindo expectativas a seu respeito.
Verdade, em alguns momentos você estará sozinho amigo, só você e Deus!

Os reis, a autoridade, a igreja


Aquele momento era de sentimentos diferentes para as lideranças que acompanhavam as orações, pensa num ambiente desses:

De um lado os rei Acabe e sua mulher Jezabel, vendo a real possibilidade de caso seus profetas de araque não dessem certo, sua credibilidade ia por terra.

No outro lado, os profetas de Baal e Aserá, pensando ter chegado sua hora de mostrar a todos a força de seu "deus".

Por certo, ali no meio, também estavam lideranças, anciões, pessoas que olham em Elias muito mais do que um profeta, mas alguém que traria de volta o altar, alguém que poderia mudar o rumo da historia daquela nação. Tinha muito em jogo.

Você aprende com Elias que deve ser verdadeiro e comprometido com a voz de Deus, em detrimento a qualquer outra ordem, ou lei. ELE falou, ELE cumprirá!

Doa a quem doer, seja correto, assuma postura, você é um importante recurso de Deus nessa terra!

Ministério, chamado...

O sentimento era aquele:  é hora de fazer o que você aprendeu, é momento de agir, chegou a hora.

Já se sabia que Baal deixou seus súditos na mão, uma conclusão se tinha, Baal definitivamente não era deus.

É nessa hora que você vai entender a necessidade de ser um canal constante, você desejará que sua ligação com o céu seja imediata.

Quando chegar sua hora faça o que sabe fazer, peça a Deus direção e aja com seriedade. As pessoas precisam perceber no líder segurança. 
O mundo pode estar caindo a sua volta, mas não deixe sua posição de vaso, de servo, de LÍDER! 

Creia, cairá fogo do céu sobre seu ministério, você não está sozinho, DEUS É CONTIGO!

Não duvide disso, seu ministério será provado, seu chamado sera posto em questionamento em algum momento de sua caminhada. 

Mas confie em Deus! Ele te chamou, Ele te capacitará para a peleja!


Medite nesse louvor, deixa Deus tratar contigo.
ELE é nossa força, nosso escudo fiel!


Que Deus abençoe sua vida e ministério

Oremos uns pelos outros!

Jader Cruz
jadercruzadcaetes@gmail.com
@jadercruzad


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...