Slideshow

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Bate papo com: Pr Vladimir Calisto, diretor do IBADEC

Depois de alguns dias finalmente consegui marcar uma reunião com o pastor Vladimir Calisto, logo vemos o porque da dificuldade de agenda, nosso encontro foi entre uma reunião de orçamentos e outra que teria com a secretaria do ibadec. Nesse tempo conversamos sobre alguns projetos e entre um assunto e outro falamos sobre esses 7 anos de ibadec.
Aproveitei é claro para pegar algumas dicas sobre o Enal que acontecerá em abril e maio de 2012.
Quero parabenizar através da pessoa do pastor Vladimir toda a equipe envolvida nessa causa, levar conhecimento aos obreiros é uma missão digna, e tudo tem sido feito com excelência para o Senhor. Louvado seja o Senhor pela vida de cada professor que se dedica nisso.
Segue abaixo parte de nossa conversa.
Jader: Fale sobre o inicio do IBADEC?
Pr. Vladimir Calisto: O inicio foi difícil, segundo a ata do dia 12 de fevereiro de 2005 eram quatro professores, hoje através de intercâmbios temos professores de varias denominações e o quadro cresceu.
J: Então me diz qual foi o seu maior desafio nesse inicio?
Pr. Vlad: A Conquista da credibilidade. As pessoas não acreditavam muito, o tempo e dedicação de cada um dos envolvidos no projeto foram fundamentais para vencermos a desconfiança.
Formamos a primeira turma em 2006 com 75 alunos.

J: E hoje, quantos já foram formados desde 2005?
Pr. Vlad: Foram 113 no curso básico, 17 do médio e 16 do curso de capacitação de lideres, ministrado em 2008.
J: Qual a sua avaliação do curso de liderança?
Pr. Vlad: Esse curso foi importante, porque tratávamos de questões praticas, sobre a administração eclesiástica, liderança, homilética avançada, entre outras disciplinas. Tinha teoria porem muito mais pratica, o diferencial é que os alunos aprendiam tudo fazendo.
J: No culto desse domingo você disse a igreja que tinha planos para o futuro, como faculdade, laboratórios de informática, e etc... já temos estrutura para isso?
Pr. Vlad: Estamos caminhando para isso, o nosso Pastor também como presidente do IBADEC esta atento as necessidades.
já em 2012 vamos reformar e ampliar a biblioteca, ate já estamos com o espaço conquistado.
J: Foi falado ate cursos na área de ciências humanas, fale sobre isso...
Pr. Vlad: É um projeto, claro que entendemos o tempo de Deus nisso, estamos trabalhando para isso, no tempo propício buscaremos parcerias com universidades.
J: Um gancho da frase do IBADEC, você tem o chamado nos temos o preparo, tem sido essa a tonica, o preparo de obreiros?
Pr. Vlad: Preparar o obreiro não só no nível espiritual. A sociedade esta exigindo de nós, que tenhamos conhecimento. Estamos vivendo a era da informação, ela muda e se atualiza muito rápido, nossa obrigação é transformar essas informações em conhecimentos, informações por informações muitas servem e muitas não servem, e muitas são só informações, para tornar conhecimento é necessário um estudo sistemático. Nossa proposta é preparar os alunos para responder a sociedade em suas necessidades eticas, morais e espirituais.

J: Fale sobre um caso de sucesso...
Pr. Vlad: Conheço vários, irmãos e irmãs que tinham uma dificuldade enorme devido ao tempo que já não estudavam, com o tempo e o estudo sentiram um avanço, hoje alguns são pastores, outros pregam, lecionam na escola dominical  em suas igrejas, com o reconhecimento de seus pastores onde servem. E isso nos traz uma alegria enorme.
J: Vejo uma boa participação de adolescentes e jovens no seminário, legal isso...
Pr. Vlad: Existe uma grande procura, interessante ver que famílias estudam juntas, isso é muito legal o estudo compartilhado.
J: Ajuda o fato de ser um bom curso a um custo acessível...
Pr. Vlad: É verdade, desde 2008 a mensalidade é R$ 30,00 e nossa premissa é levar conhecimento bíblico por um custo bem acessível a todos em nossa comunidade.
J: Você também no seu discurso do domingo citou o descobrimento de professores “prata da casa”, fale sobre isso...
Pr. Vlad: Dentro da membresia de nossa igreja existem varias pessoas formadas que nos atendem em suas áreas, conversando com eles promovemos a oportunidade de lecionarem, foi gratificante ver neles novos professores.
J: Será essa visão uma tendência?
Pr. Vlad: Ainda há muitos a serem descobertos, e a medida com que novos cursos forem sendo criados haverá necessidade de encontrarmos novos professores, a tendência é continuar a procura.
J: Para terminar me conta, esta nos planos novos cursos de liderança?
Depende da procura. Estamos nos dedicando agora ao CPOE, curso de preparação de obreiros evangélicos, que visa o preparo dos obreiros de nosso ministério. Estamos com uma grande expectativa nisso, é algo novo, dar preparo aos obreiros que estão sendo levantados por nosso pastor.
Manda ai uma mensagem final aos leitores do blog...
Pr. Vlad: Invistam no conhecimento da palavra e honrem o chamado de Deus em vossas vidas.

Um chamado forte de liderança foi fundamental para que o pastor Vladimir avançasse diante dos desafios que para ele se apresentaram.
Quero encorajar você a dar espaço ao seu potencial, e encarar novos desafios no ano que se aproxima.
7 anos se passaram e muitas vidas foram abençoadas através da missão de vida das pessoas que se dedicaram a esse projeto.
O que esta guardado em sua vida que pode marcar e abençoar outras vidas?
O que de importante você esconde atrás do medo da opinião alheia?
Meditem: e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? Ester 4:14
Dc. Jader Cruz





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...