Algumas perguntas recorrentes nas relações de mentoria são:
O que devo fazer para dar conta da missão que me foi dada?
Quais as características para fazer um bom trabalho na liderança?
Varia os termos mas são sempre nessa linha, como produzir em alto nível.
As vezes nos treinamentos lidamos com pessoas que se percebem com maior dificuldade de lidarem com esse publico, e por isso acabam alimentando maior receio de não corresponderem. Eu entendo essa preocupação, querem fazer o máximo que puderem a fim de deixarem uma contribuição ao grupo e honrarem a confiança dos pastores que lhe confiaram tal responsabilidade. Minha resposta passa geralmente pela explicação desses dois termos, acolher e ensinar.
Esses termos que por motivos distintos, estão cada vez mais distantes da atuação dos lideres. Mas por que? Se deveriam ser prioridade.
Estamos vivendo uma quarentena, e acreditem, alguns lideres entenderam esse tempo como folga ou até, pasmem, férias. Sim, esse período de distanciamento social tambem expôs o desapego, e acabou por revelar o foco de muitos, que para prejuízo do reino não eram as pessoas, mas a auto promoção através dos eventos midiáticos.
Nesse tempo de dor, muitos adolescentes e jovens estão gritando sem tão pouco pronunciarem uma palavra sequer, isso porque conseguem chorar silenciosamente. São muitas vidas em profunda agonia, sufocadas pela ansiedade. Tudo que precisam é de acolhimento, essa talvez nossa função principal, cuidar do grupo.
Não dá pra se esconder atrás das lives e achar que estamos fazendo o que podemos. Muito se fala em "distanciamento", mas o que temos que refletir é, quando é que fomos aproximados?
Acolher é sair do coletivo e romper as barreiras que lhe impedem de tocar nas pessoas, e individualmente ouvi-los bem de perto, entendendo suas razões. Acolher é parar de acreditar naquilo que nos dizem através dos status de suas redes sociais, e tentar capturar o que sentem através de seus olhares distantes e tristes, a despeito de seus sorrisos para ficar bem na foto.
Concordo, a boa formatação, criação e produção dos eventos tem sua enorme relevância na instituição e até mesmo para a vida deles. Tem seu valor, importância e faz parte das atribuições. O problema é quando deixamos o cuidado do individuo para dar conta somente do coletivo. Queria saber quando organizar um grande evento se tornou sinônimo de ser uma boa liderança? Sua agenda precisa dar conta dos eventos, mas sobretudo, precisa considerar como estão cada um deles. Se forem muitos, então amplie sua equipe. Sim, precisamos de gente cuidado de gente, e não de eventos produzindo platéia.
Não bastasse o desapego afastar pessoas da importante missão do acolhimento, ainda muitos não percebem a importância fundamental do ensino para a liderança.
Entendo a necessidade urgente de ferramentar pessoas a lidarem com jovens e adolescentes. Deixamos de lado o ensino como atribuição do líder.
O processo é dialogar com a base as questões basilares da nossa fé. Nesse sentido, o problema não esta na base, mas numa liderança que esqueceu a bíblia como parâmetro. Nossa agenda precisa ter as doutrinas da fé como pano de fundo para as nossas iniciativas.
Recentemente tive acesso a uma pesquisa apontando que aproximadamente 60% dos jovens que acessam a universidade acabam se desviando da fé cristã. Números altos se levarmos em conta as igrejas cheias nos nossos eventos. Sutilmente aferimos a nossa boa atuação quando conseguimos que o grupo responda positivamente as nossas iniciativas, mas as vezes não nos damos conta do quanto estão vazios e desconectados do céu. Se tivéssemos um boletim contendo as notas da nossa liderança, seria bem provável que alguns tirariam nota 10 em organização de eventos, e um zero na proposta de conteúdo bíblico que faria toda diferença para a jornada de vida do grupo.
Acredite, tem muitos jovens no seu grupo que não tem a menor noção da razão de sua fé. Penso que não precisamos criar mais eventos, precisamos trazer a bíblia para dentro dos eventos que já criamos. Daí algum desavisado pode inferir ao jovem o desinteresse pelas escrituras, mas grande parte do nosso aprendizado é o que vemos como exemplo, e nesse sentido, acreditem, eles jamais vão aprender adequadamente enquanto forem liderados por pessoas que não sabem o minimo para passarem com algum prazer pelo que ensinam. Tem muitos lideres que aprenderam menos que o básico, e pior, tiveram experiencia minima com Deus e sua palavra, e por serem articulados e se comunicarem bem foram alçados a liderança. Infelizmente esse perfil de escolha acontece muito mais do que você pensa, ou que deveria.
Se esse é o seu caso não se assuste ou se desespere, é possivel reverter isso. Busque ajuda, seja frequentador assíduo da escola dominical e dos cultos de ensino de sua igreja, adquira literaturas que lhe de base para ensinar o seu grupo. Não se conforme em não ser um líder ensinador, deixando essa atribuição para outros.
Tive um professor de historia que fazia os alunos quase entrarem na historia narrada por ele em sala de aula, era sem sombra de duvida a matéria mais esperada da semana. O prazer dele pela historia contagiava.
Não precisa ser um teólogo para ensinar ao grupo, só precisa ter se apropriado do conhecimento e amar a palavra, sendo assim, o grupo sera contagiado com aquilo que você ensina. Infelizmente deixamos o ensino para o professor da ebd, para o pregador do culto, ou até mesmo para palestrantes convidados. Eles tambem devem ensinar, mas isso não deveria tirar de você a responsabilidade de liderar ensinando minimamente as razoes basilares da nossa fé. Não se esconda dessa atribuição.
Sim, e acolhimento e o ensino tem sido deixados de lado, não deveríamos, mas trocamos essas importantes características por outras qualidades. Por isso é imperativo que a igreja brasileira repense a formação e o aperfeiçoamento dos lideres de jovens e adolescentes.
Não somos somente organizadores de eventos, somos recurso do céu para que o ministério com jovens avance. Seguimos nessa missão, pela causa!
Pr. Jader Cruz
Conferencia Capacitar
Capacitando a juventude, gerando lideres! Vamos pra cima!
Capacitando a juventude, gerando lideres! Vamos pra cima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário