Recentemente na conferencia capacitar falei novamente sobre uma questão que muito me preocupa, a interação ou a falta dela no dialogo com jovens.
Percebo em alguma relação de mentoria, quando toco no assunto redes sociais, o que mais ouço é uma resposta objetiva, sim, estou nas redes sociais, e quando pergunto sobre a atuação efetiva daquele líder de jovens ele responde que se restringe a interação básica com sua juventude e que no máximo, utiliza as redes para fazer alguma divulgação dos eventos da igreja.
Separei esse texto do uol para uma referencia e então fazer uma provocação acerca da nossa atuação nas redes sociais enquanto lideres de jovens, independente de concordarem ou não com as pessoas ou iniciativas citadas, façam uma leitura de novos paradigmas, e por consequencia, novas possibilidades.
https://tab.uol.com.br/influencers-cristo#influencers-de-cristo
O que vejo ao ver essa reportagem é aquilo que venho provocando em minhas palestras, que o líder de jovens precisa ir alem de somente estar nas redes sociais, romper com a ideia que sua atuação é útil a partir da boa divulgação que você promove, precisamos usar as redes sociais alcançando jovens a partir das nossas produções de conhecimento, toca-los com o que temos em dialogo com as plataformas que os jovens estão.
No aspecto da interação
Quando falei sobre esse tema numa iniciativa de treinamento para lideres de jovens fui questionado por um líder, ele disse que essa estrategia não funciona, ele ainda continuou dizendo que nenhum jovem interagia com ele, e quando fui tentar identificar qual problema estava acontecendo ele me mostrou no ORKUT que ninguém respondia suas falas. Orkut?????? Na época ainda existia, e ele, com certeza, sozinho, jamais teria alguma interação. Porque estou recordando desse dialogo? Porque parece que isso esta se repetindo nesse exato momento, quando os lideres de jovens se utilizam somente do facebook para buscar interação com sua juventude, e nesse caso ainda estou falando somente de interação, da forma mais simples possível. Não podemos lidar com a juventude sem considerar que eles tem velocidade em buscar novas formas de comunicação, e por isso estão sempre na frente dos pais e lideres. O que proponho?
Esteja onde os jovens estão. Se você não usar das possibilidades das redes sociais para manter o dialogo para alem dos encontros semanais sua fala terá um alcance reduzido, basta ver o quanto de informação eles terão ao longo de uma semana, certamente que sua fala do domingo talvez não chegue a terça feira. Sua fala terá alcance ampliado uma vez que você perceber o potencial contido no bom uso das redes. de fato, existe possibilidades no pastoreio virtual.
Não é possível abrir diálogos fora das plataformas utilizadas por eles, e nesse caso, não se trata de acompanhar somente, fazendo disso um peso para sua liderança, se trata de encontra-los em suas novas formas de comunicação e assim entender a linguagem que tanto muda a partir de novos referenciais que surgem quase que diariamente.
Busque aumentar o raio de alcance da sua fala, e as redes sociais exercem muito bem essa ferramenta de ampliação, onde tiver um jovem do seu grupo sua fala precisa chegar.
No aspecto da produção
Com base na matéria acima citada e no que venho tratando nas conferencias, tenho ainda mais convicção que nossa liderança precisa avançar e romper com essa postura passiva de achar que somente no aspecto de interação já esta cumprida nossa missão no aspecto das redes sociais. Como já dizia nosso amado mestre Jesus, quando explicava acerca do seu reino, ele disse que grande é a seara, e por inferência sugiro as redes sociais como seara e aponto quão grande são as possibilidades.
Vejo uma produção tímida a partir dos lideres de jovens, e uma marca desse tempo são os influenciadores digitais em dialogo com as juventudes. Recentemente num treinamento falei algo que foi recebido com alguma desconfiança, disse na ocasião que o Mark Zuckemberg (dono do facebook) é um lider de jovens mais seguido que muitos lideres que eu conheço, porque uma tendencia apontada por ele lá em Palo Alto será seguida por jovens aqui da periferia de qualquer cidade brasileira. Mesmo que não seja uma comunicação pessoal e intimista, ele consegue se comunicar, porque isso? Não só pelos seus recursos financeiros, mas porque produz focado em dialogar com jovens de certa faixa etária.
Produção de conteúdo, essa é a palavra chave para nosso texto, precisamos nos esforçar para produzir algo que ainda que não seja de qualidade excelente precisa pelo menos propor algo que dialogue com essa linguagem.
Os youtubers tem se esmerado em manter semanalmente ou diariamente conteúdos de gosto duvidoso, mas que de fato tratam do cotidiano da juventude brasileira. Com todo nosso conhecimento bíblico, experiencias com Deus, entendimento de liderança e planos mirabolantes para encher a igreja nos eventos com a juventude, eu arrisco dizer que para alem das paredes das nossas igrejas a ultima coisa que o jovem tem é a voz ou a imagem de seus lideres orientando-os em suas jornadas de vida, nas plataformas que eles usam diariamente. Infelizmente é preciso levar em conta que eles usam mais as redes sociais do que as bíblias, então se queremos ser relevantes no enfrentamento dos temas do cotidiano da juventude é preciso encarar com seriedade e com mais comprometimento a produção de conteúdos para as redes sociais.
Daí nesse momento você pode estar se perguntando, diante dos recursos que você possui, como gerar conteúdo minimamente relevante para sua juventude, vamos ver algumas duvidas recorrentes que ouço na caminhada.
O que seria essa produção de conteúdo?
Não confunda com os bom dias, tardes e noites que vemos nas time lines e nos grupos de whatsapp, isso, por definição seria a socialização.
Conteúdo é chamar a galera para interagir através das possibilidades que você dispõe em mãos, a geração de um vídeo por exemplo, mas calma, não se trata somente de um vídeo chamando para um evento de sábado, to falando de manter o pastoreio, o start na pregação através das redes sociais, dialogando comportamento, falando de algo que aconteceu no fim de semana, mantendo a fala do pastor no culto de domingo, isso tambem é uma leitura, manter a fala que foi proposta no encontro presencial.
To falando de áudios com breves mensagens para mentorear sua juventude nessa semana de provas, talvez um vídeo da apresentação musical do grupo, to falando de fotos com alguma fala que os envolvam na proposta do grupo.
Entende que por conteúdo eu to falando de não se restringir apenas a interação, mas a propor uma fala, seja por áudio, imagem, texto ou vídeo.
É possível que com poucos recursos eu consiga produzir algo para a juventude que eu lidero?
Sim. Basta uma mente pensante agindo pela juventude, tornando viável o uso dos pequenos recursos em mãos. Um celular, uma ideia, uma fala, um pouco de coragem e pronto, tem muita água pra rolar embaixo dessa ponte.
Então, sendo assim, eu me tornaria um youtuber?
Não necessariamente! Inicialmente são objetivos diferentes, ainda que um youtuber gospel se proponha a dialogar o evangelho a partir das plataformas das redes sociais, sobretudo, se utilizando do youtube, os lideres de jovens precisam se ater ao conceito proposto no capitulo um de atos dos apóstolos, gerando conteúdo inicialmente para dialogar com seu grupo, depois sua comunidade, e vai ampliando o raio de alcance se propondo a alcançar a juventude brasileira.
Se quisermos levar nossa liderança em dialogo com a juventude em qualquer que seja a plataforma, será preciso encarar com seriedade nossa atuação através das redes sociais.
Produza conteúdo para manter seu pastoreio, sua fala presencial precisa alcançar a juventude no dia a dia, para isso precisamos cruzar as fronteiras que nos distanciam dessa comunicação eficaz com a juventude, e as redes sociais são essa próxima fronteira a ser cruzada.
Que o Senhor nos inspire a usar essa poderosa ferramenta no aspecto da evangelização, pastoreio e comunicação com o nosso grupo.
Vamos pra cima, pela juventude brasileira!
Jader Cruz
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ResponderExcluirUm texto pertinente à nossa realidade,e mto desafiador; tanto no sentido de meios criativos para atender essa demanda digital, como tb nós que lideramoa jovens criar coragem e sermos mais dinâmicos para alcançar esse grupo que a cada dia se distancia da realidade de ontem,e de hj....
ExcluirParabéns Pr Jader Cruz.
Excelente texto pastor Jader, creio que todo ferramenta quando utilizada da maneira correta trará resultados com menos esforços, exemplo: ninguém fixa um prego na parede sem utilizar o martelo, vejo as redes sociais como um canal (ferramenta) que aproxima o líder (in loco) de seus liderados, claro que o líder presente não será substituído por redes sociais. Talvez o líder não perceba mais esse contato faz a diferença, sinto-me feliz quando recebo um áudio de alguém me desejando um bom dia ou algo dentro desse proposito de aproximação, da mesma forma que nos sentimos bem quando recebemos uma mensagem pelas mídias sociais de um familiar e/ou amigo o liderado também se sentirá valorizado, como dito nossa mentoria vai além das quatro paredes. Fico imaginando como seria Paulo pregando nos dias atuais utilizando as mídias sociais, se as cartas naquela época eram utilizadas como meio de comunicação eficaz para aquela época do líder in loco onde o aproxima de seus liderados (pessoas), (1 Tm 3:14-15) cooperavam para o discipulado e orientações para crescimento do reino, vemos outro exemplo na carta escrita ao jovem líder Tito chamada de “epistola pastoral” por se tratar de assuntos relacionados com à ordem e o ministério na igreja. Imagine hoje, provavelmente as informações chegariam muito mais rápido podendo ser corrigidos o que estava acontecendo de errado com mais eficácia.
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