Slideshow

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Que ocupação é a tua?


Segundo levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça, existem mais 22 mil adolescentes internados em medidas socioeducativas no país. É impossível mensurar, mas penso que uma boa parte desses infratores já passaram pelas nossas iniciativas, congressos, e de alguma forma tiveram acesso aos nossos movimentos.

Fizeram suas escolhas, ou tiveram poucas escolhas na vida, isso é assunto para outra reflexão. Quero pensar sobre nosso olhar para esse cenário, porque ou essa realidade tira nosso sono, nos fazendo refletir e orar por essa causa, ou o nosso sono vai colaborar para o crescimento dessa estatística.
Temos que estar implicados com esse cenário cada vez mais comprometido pela violência e desigualdade, tornando nossa liderança capaz de tocar nas vidas e e ser voz de mudança de destinos. ⁣Sim, a igreja tem parte fundamental nesse processo de enfrentamento dessa triste realidade. Não estamos numa bolha onde tudo que acontece fora dela não interage com nosso grupo, é o extremo oposto disso. Lembro do dialogo entre Mardoqueu e a rainha Ester, reproduzido abaixo:






Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: 
Não imagines no teu íntimo que, 
por estares na casa do rei, 
escaparás só tu entre todos os judeus.
Porque, se de todo te calares neste tempo, 
socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, 
mas tu e a casa de teu pai perecereis; 
e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? 
Ester 4.13,14

Mardoqueu confrontou a rainha, falando sobre as implicações de sua decisão de se manter "neutra" naquela questão, deixando que as coisas aconteçam, seguindo o rumo "natural das coisas". Em outras palavras, ele disse: você tem parte nisso! Dependendo de sua atuação podemos ter um cenário diferente desse que esta se desenhando. 

Se todos os lideres pudessem ser confrontados dessa mesma forma, porque em vários momentos achamos que o que acontece lá "fora" jamais acontecerá aqui "dentro", ledo engano. 

Porque cada vez que escolhemos não pensar no todo, e só olharmos nossa agenda de eventos, estamos dizendo que o nosso mundo (instituição, igreja, ministério, departamento) é a única coisa pela qual nos importa agir, e sem perceber deixamos o todo no modo "cada um por si".⁣

Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? Jonas 1.8

Então a pergunta do titulo, contida no texto acima, confronta nosso comportamento, porque se o negocio da igreja e o alvo do amor de Jesus são as pessoas, e nesse sentido, são todas as pessoas, me pergunto se nossa liderança vem buscando alcançar todas ou apenas as partes que nos interessam.  

Sendo assim precisamos conversar mais sobre o líder que queremos ser, e assim, refletir sobre qual juventudes queremos tocar. Se somente o grupo que lidamos, ou com os adolescentes e jovens dos outros campus que podemos alcançar.⁣ Fique certo de uma coisa, não falta gente que deseja ser líder de jovens e adolescentes, falta gente que ENTENDE as implicações dessa atuação. 

Se você se pensa organizador de eventos para os filhos dos irmãos, talvez esteja no caminho certo, foca na agenda e tudo certo. Isso também tem seu valor e certamente, de alguma forma estará cumprindo algum propósito. ⁣

Mas, se pensa tocar uma geração, precisa urgentemente voltar o olhar aos meninos e meninas que todos os dias estão sendo vilipendiados pelo inimigo, os tornando escravos do tráfico, das drogas, do sexo e do mal.⁣ Esses dados precisam tirar seu sono e te fazer refletir sobre qual seu papel nessa guerra diária.

Vamos pra cima, pela causa desses meninos invisíveis e sem voz.

Jader Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...