Slideshow

quarta-feira, 22 de abril de 2015

O líder de jovens e a pluralidade dos relacionamentos



Quando assumimos um cargo com tantos desafios como liderar a juventude nosso coração acelera, e a medida que os dias se passam logo vamos percebendo que as demandas são de fato maiores que havíamos pensado. 

Na minha jornada falando a lideres de juventude percebi muitos jovens cheios de vontade e talento, dedicados ao Reino e ligados com a vontade do Senhor.
Nesse processo de liderança percebi boas intenções, boas ideias, e muita disposição, e com tudo isso vi alguns projetos não surtirem o efeito desejado.

Daí avaliamos o projeto com calma, olhamos cuidadosamente a agenda, os custos, propósitos, equipes, planilhas, não faltaram boas ideias, a despeito de estar tudo caminhando para dar certo, os resultados não chegaram. Nada embola mais a mente de um líder de jovens do que quando algo dessa natureza acontece, ou melhor, não acontece!

O líder tende a buscar a resposta e quando não encontra logo se responsabiliza por não saber o que houve, afinal, tudo que poderia ter sido feito eles fizeram. 

Com quem nos relacionamos enquanto líder?
Nessa pergunta esta a resposta para muitas dessas crises pessoais que enfrentamos enquanto líder, percebo claramente a dificuldade do líder de juventude entender que seu papel esta muito alem que organizar um bom congresso, organizar uma boa festa, convidar bons pregadores. Nosso papel é muito mais amplo e para cumprir em excelência será preciso a ampliação da nossa rede de comunicação e relacionamentos. 

Muitos lideres ao assumirem o ministério com jovens entendem que seu dialogo é somente com o recorte que  lhe foi confiado, restringindo toda sua articulação com a juventude e sua equipe de liderança, ledo engano, esse é em si o seu primeiro erro, talvez será o entrave para que grandes e relevantes ações tenham resultados abaixo do esperado.

O erro da singularidade nas relações
Focar suas ações de dialogo somente com a juventude é um erro, eles vivem varias interações, nessa constante atualização adquirem de tudo e de todos os relacionamentos que os cercam, e nesse processo é que percebo a fragilidade do dialogo partindo somente com os jovens. 

Eles são a soma de muitos relacionamentos, entender somente tendo eles como fonte limitará seu raio de ação. Sua ótica certamente estará comprometida com a informação tendenciada e norteada por aquilo que eles quiseram que você saiba. O ser humano é complexo, nada é tão simples, liderar é uma tarefa que requer de você uma dose extra de diplomacia e sobretudo de dialogo. É preciso buscar a compreensão do vem construindo o ser humano que esta sob sua liderança, da pessoa que você esta lidando.

Quando conhecemos sua realidade e onde estão inseridos, todas as ações passam a fazer maior sentido em suas vidas, os eventos parecem ser algo com mais daquilo que são. Definitivamente, a juventude é a soma de muitos relacionamentos.

A ineficácia dos relacionamentos parciais
Alguns lideres percebem que precisam ampliar e dialogar com uma esfera alem da juventude, logo escolhem pela força da rotina do cargo o transito com a liderança da igreja, alguns escolhem a relação com seus pastores como a unica alem dos jovens que já lidam, acreditam já ter evoluído em abrir a discussão de suas ações somente com sua liderança. Eu digo que ainda é pouco, precisamos pensar o mundo da juventude de uma forma mais ampla.

Embora essa relação seja obvia é preciso pensar de forma plena. Ter somente seu pastor como norteador das ações é imaginar que a juventude precisa somente da perspectiva espiritual pra sobreviver. Essa relação é muito importante mas não pode ser a unica para alem da juventude. Quando tomamos nossas ações em resposta a somente uma ou outra esfera, o desenvolvimento será limitado.

A necessidade de um relacionamento pleno
A ampliação do dialogo proporciona ao líder de juventude uma visão mais clara das possibilidades de suas ações. Ele terá uma visão mais clara dos fatores que afetam seu grupo, com base nos relacionamentos e nas interações da juventude.

Sugiro que o líder dialogue nas varias instancias de relacionamentos de sua juventude, penso em pelo menos 4 caminhos, são eles: a própria juventude, nosso pastor, a família dos jovens, e a comunidade que esse grupo esta inserido. Claro que existem outras esferas mas se o líder interagir nessas essas quatro já terá bastante material para compor o foco de suas ações.


A juventude

Seu grupo direto de acesso, o dialogo com eles precisa ser constante e atualizado. Via face, whatsapp, sms, pessoalmente, dialogando com microfone, em pequenos grupos, em aconselhamentos pessoais, esse grupo você precisa saber quem são e o que querem. É a tecnologia a serviço da ampliação das relações.


A família
Se tiver acesso a família terá uma importante contribuição no processo de pesquisa do seu grupo, geralmente em casa refletem imediatamente seu momento, expondo com mais frequência suas opiniões sobre a igreja e suas insatisfações pessoais.
Claro, nesse caso não se trata de uma investigação, é algo aberto mesmo, pela busca de entender mais acerca do grupo em sua liderança. Algumas duvidas suas podem ser facilmente esclarecidas através de diálogos com alguns pais. É possível perceber por exemplo motivos que levam o jovem a não vibrar com suas propostas, talvez em casa ele tenha sempre seus pais não concordando com sua proposta de ação a frente desse ministério, sendo assim, um dialogo pode estabelecer então essa aliança entre líder de juventude e família dos jovens liderados.


O pastor / Liderança da igreja
Esse dialogo é o mais comum, porem não usado em sua plenitude. Geralmente trabalham paralelos em suas funções, mas o ministério com jovens ganharia mais se essa relação fosse explorada com mais afinco. Daria muito mais confiança e suporte os pastores que não somente concordasse com a proposta mas entendesse cada nuance do projeto, que ajudasse na construção das ações.
Estabeleça mais contatos com seu pastor, permita-o apontar soluções de acordo com o que Deus o tem direcionado, seja mais parceiro do seu pastor. 


A comunidade
Esse caminho ainda é pouco trilhado pelas lideranças, perceber os anseios da comunidade sobre o seu grupo de juventude. A comunidade anseia algo do grupo jovem da minha igreja? Sim, pode acreditar.
Existem muitos que observam a igreja e nos veem cultuando semanalmente e não se percebem alvo de nossas ações. Mas isso é algo que devo discutir mais amplamente no meu livro onde trato sobre o poder das mobilizações.
Contudo é importante entender a comunidade que sua igreja esta inserida, sendo assim vai entender basicamente os problemas que sua juventude atravessa assim que saem pela porta de sua igreja.  
Não se feche dentro de sua igreja ao assumir esse ministério com jovens, perceba-os em suas demandas legitimas, afinal de contas a vida deles não se restringe em ir para o céu, eles vivem como cidadãos da terra, é preciso intervir com sabedoria, dentro de um cenário de duvidas apresentando respostas.

Relacione-se!

Jader Cruz
jadercruzadcaetes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...