Slideshow

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

É verdade que os jovens não gostam de politica?




...e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? Ester 4.14

Olá amigos que me acompanham nesse canal de comunicação, precisamos pensar juntos nesse tema que permeia nossas vidas e que apontará novos caminhos para nação e estados.
A poucos dias estava sentado no banco esperando ser atendido pelo gerente, ao meu lado tinham umas três pessoas, conversavam sobre politica. Uma fala que embora seja corriqueira parece ter me afetado e me colocado um sinal de atenção. Um jovem, que parecia ter uns 20 anos afirmou: "Eu não quero saber de politico nenhum, todos são farinha do mesmo saco." Você já deve ter ouvido muito falar sobre isso, talvez até mesmo essa mesma frase. Mas o que chama minha atenção é que esse jovem representa sua faixa etária, cada vez mais percebo um desapego da juventude acerca desse tema, se afastando do processo politico eleitoral.

Esse texto é fruto de uma grande preocupação, pois percebo as lideranças se esforçando para que a mente de seus liderados se expandam, no sentido de perceber a importância do processo politico no nosso dia a dia. Estamos as portas do pleito eleitoral, precisamos intensificar essa discussão, não pensando somente nas questões dos candidatos que buscam seu voto, mas sobretudo pensando no papel da juventude nas politicas publicas para as nossos bairros e comunidades. Vamos pensar sobre pelos menos três pontos de vista, são eles: cidadania, direitos e princípios. Antes porem um breve resumo dos movimentos onde os jovens estiveram inseridos, e alguns números que nos traduzem.


Movimentos protagonizados pela juventude
Sempre que acontece uma mobilização nas ruas e na sociedade perceba um protagonismo da juventude, com sua força peculiar e singular, potencializando a causa e fazendo ecoar a voz nas ruas e redes sociais. Assim foi contra a ditadura, questionando o governo militar,



aperfeiçoamos e nossa força e através do movimento conhecido na época como os caras pintadas, expomos o governo Collor, 




e por fim, recentemente, em junho de 2013, o povo foi para as ruas, e em varias capitais da nação discutimos a corrupção e impunidade diante dos abusos cometidos pelos senhores deputados e senadores. 



Mais uma vez percebi como a bíblia mostra sua veracidade quando afirma: "Jovens sois fortes!" 1 Jo 2.14

Para as eleições do ano que vem, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mais de 140 milhões de brasileiros devem ir às urnas. Deste total, quase 55 milhões são eleitores com idades entre 16 e 34 anos, ou seja, os jovens e adultos jovens (ver gráfico abaixo). É justamente essa fatia do eleitorado a que mais se manifesta nas redes sociais, com linguagem e agilidade próprias. Por isso, ganharam posição central no radar dos políticos brasileiros.




Dos 305 entrevistados, com idade entre 16 e 24 anos, 53% disseram que não têm o mínimo interesse em política. Do jeito que é feita no Brasil, a política partidária repele os jovens, que não se sentem atraídos pelo jogo eleitoral e pelas articulações infindáveis. Mesmo assim, 52% deles fizeram o título de eleitor aos 16 anos, quando não eram obrigados a votar, demonstrando vontade de se expressar politicamente.

Cidadania
Exercer nossa cidadania fazendo uso do nosso voto é a unica resposta nesse processo. Alguns acreditam que se todos anularmos nosso voto o TSE anularia a eleição. Em primeiro lugar, eu não acredito que esse é o melhor caminho, sobretudo porque não sou adepto da fala que todos os políticos são ladroes e corruptos. É preciso renovar, nisso concordo. Porque quando nos afastamos permitimos a chegada, então quando olhamos o cenário politico e se pudéssemos retroceder no tempo eu acredito que em face da atual conjuntura, tenho plena convicção que todas as denominações, que antes diziam que a politica não é coisa de cristão, incentivaria seus fieis a colocarem pessoas serias e comprometidas com o reino em todas as esferas da sociedade. O preço que um homem de bem paga por não votar é ser governado por pessoas sem o menor compromisso com Deus e com princípios da família. 

Direitos

Nesse momento não esta em jogo somente interesses pessoais, mas coletivos, não se trata dos benefícios que você ou sua igreja terá por votar nesse ou naquele candidato, estamos em meio a muitos desafios propostos por pessoas que querem afrontar a igreja e tudo aquilo que acreditamos. 
Paralelo a isso, estamos vendo nossos direitos de ir e vir sendo a cada dia diminuído pela onda crescente da violência no estado. Nosso custo de vida só aumenta, a saúde sucateada. Sinceramente, creio que muitos lideres de juventude e ate mesmo muitos jovens acompanham nossos textos, responda retoricamente, você se vê mesmo a parte disso tudo? Seus direitos saqueados e você dizendo que politica não é coisa de cristão? 

Princípios

Como o voto é pessoal e intransferível é preciso pensar então em qualidade acima da quantidade. Nesse momento eu tenho o mesmo peso e mesma importância que um cidadão milionário, o peso de ser UM voto. Se não posso influenciar no pleito com uma quantidade significativa devo então valorizar a qualidade do mesmo, usando meus princípios para construir a ideia de quem será meu candidato para os cargos eletivos. São eles: Deputado estadual, deputado federal, governador do estado, senador e presidente da republica.  
Escolher candidatos que se comunicam com nossas necessidades legitimas e que atuam em favor da manutenção dos valores da família. Pensando nesses termos fica mais fácil eliminarmos da lista candidatos que se apresentam de 4 em 4 anos pensando quem seus recursos financeiros são mais fortes que nossos princípios e nossos objetivos.
Nosso voto não tem valor para ser pago, tem importância para ser valorizado. Temos em mãos um enorme poder de expressão, dizer a sociedade nossa insatisfação com o processo atual e em concordância com a nossa atitude de irmos as ruas expressar nas urnas o voto de protesto, escolhendo pessoas que caminham com nossos princípios cristãos e de família.
Outra afirmação que só atrapalha a construção das nossas convicções: "cristão vota em cristão". Cristão vota em quem acredita ser melhor para sua comunidade e que sim, tenha valores de família. Nesses anos acompanhando o processo eleitoral percebi que esse apelo serviu para elegermos pessoas que embora tenha o mesmo cartão de membro que nós não tem nem de longe nenhum proposito real e muito menos compromisso com nossa comunidade e os problemas a nossa volta. Avalie seu voto de acordo com o que for melhor para a comunidade em que você esta inserido.

Conclusão

O versículo acima citado é mais do que um dialogo, é um brado, sugerindo de Ester uma postura diferente diante da situação dos hebreus. 
A juventude precisa entender a necessidade de se posicionar politicamente, de ser participante do processo politico e afetar sua realidade através do seu voto. Esse discurso que politica é coisa para corruptos só serve para afastar pessoas boas de lugares que deveríamos estar afetando com nossos princípios e valores.
Discuta esse tema com sua juventude, com sua liderança. Perceba oportunidade de construir valores e não oportunista em somente apontar candidatos.
Nossa ida as ruas em 2013 será testada em sua eficacia se em 2014 usarmos nosso voto como ferramenta de reação. Existem pessoas que estão dedicadas em ofertar suas vidas para fazerem algo pela cidade, bairro e comunidade que representam. Escolham com sabedoria e votem, votem mesmo!

Forte abraços a todos, que Deus nos abençoe! 




Jader Cruz
@JaderCruzAD
jadercruzadcaetes@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...