Slideshow

sábado, 26 de outubro de 2013

Mulheres liderando juventude, uma realidade!


...e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? Ester 4.14

A jovem Ester foi alçada numa posição de destaque para que o Senhor a usasse como canal de livramento para o seu povo.
Uma jovem foi importante para uma nação, usou sua influencia com o rei para o sucesso de sua causa.

Os dias atuais Deus tem levantado mais jovens nessa posição, pessoas que entenderam sua importância nesse processo, perceberam sua instrumentalidade no reino e mais ainda, sabem que são vozes entre a juventude.

Numa outra escala a discussão tem sido a ascensão das mulheres ao pastorados, recentemente a revista Isto É publicou uma reportagem onde destacava esse momento. Segue http://www.istoe.com.br/reportagens/325432_A+FORCA+DAS+PASTORAS

No cenário nacional elas já chegaram a presidência e a cada dia desempenham papel fundamental para o crescimento do reino de Deus na terra. 

Contudo quero chamar atenção para o importante papel da juventude feminina na liderança de jovens e adolescentes.

Alem de regentes, secretarias, intercessoras e solistas, que ao longo dos anos foram lhes imputando, elas tem chegado mais cedo e com mais força ao papel de liderança.

E nessa posição elas tem realizado um serviço extremamente relevante ao reino de Deus, a forma como elas se dedicam resulta em jovens alegres e empenhados nos eventos da juventude.

O inicio é sempre um desafio a parte, mas como elas já lidam naturalmente com os desconfortos da TPM agora precisam também lidar com a TLJ (Tensão da Liderança de Juventude). 

Vamos destacar algumas questões: 

Insegurança
O inicio é difícil para todos que iniciam na liderança, seja homem ou mulher, mas no caso delas é potencializado por todos os conceitos formados onde a liderança era cargo somente conferido aos irmãos. 

Então o as atribuições do cargo somado a insegurança fazem do inicio um momento peculiar. Segundo a líder Aline Morais, ela venceu a insegurança quando entendeu seu chamado, e trouxe mais tranquilidade por imaginar fazer o que está na vontade de Deus.


Aline Morais
Líder de juventude da ADMITA
Nesse processo ainda deve constar um sentimento que sufoca, o medo da rejeição.
Não é fácil pra ninguém se posicionar a frente de um grupo e perceber que sua voz não consegue ter a força que deseja. O primeiro pensamento que surge é a ideia que nossa fala esta sendo rejeitada, que eles preferem outras pessoas no seu lugar.
A liderança delas mudam os ares no grupo e como não podia deixar de ser muda a si própria. Essa fase acaba por molda-las e transformar seus medos em combustível para uma guinada em suas vidas. Elas mandam embora toda insegurança e começam a construir um novo momento para suas vidas e seu ministério.
As lideres estão provando que podem vencer com firmeza essa primeira fase amedrontadora, a insegurança e o sentimento de rejeição do grupo.
Jovens que conquistam a segurança da liderança, transformando fragilidade em confiança em Deus e no seu bom trabalho.

Apoio
Elas vencem essa fase inicial com muita fé em Deus e buscando entendimento sobre o assunto, elas perceberam rapidamente que para ser uma líder de juventude relevante seria preciso um upgrade no seu conhecimento, através de livros, palestras, pesquisas na internet, sem esse apoio a pessoa até chega ao cargo mas é difícil se manter nele.
O conhecimento dá segurança as lideranças, fortalecendo sua fala.

Assumir a liderança muda algo em nós?
Segundo a irmã Rosane, a liderança mudou sua forma de ver as pessoas, criou nela um senso de preocupação maior com o grupo, se dedicando mais ainda pelas pessoas que foram entregues a ela para liderar. Em consequência disso o foco dela em abençoa-los fez dela uma constante busca ao Senhor por eles, conhecendo mais ainda a vontade do Pai. 

Rosane e os jovens Ruach Kadosh
Centro Evangelistico Amar
Essa consciência que se cria na mente e no coração do líder quando a assume a liderança de juventude é negar a si em algumas atividades pessoais, ainda no caso da Rosane ela afirma ter deixado uma boa oportunidade de emprego para ter seu tempo livre para sua família e a juventude. No caso dela, seu esposo coopera com ela cuidando dos filhos enquanto ela realiza alguma demanda especifica juventude como ensaios, evangelismos e oração no monte. 
Todo esse esforço e dedicação gera frutos eternos, marcando a geração por ela liderada. Veja só um depoimento de um dos seus liderados:


"Ser líder de jovens, ser mãe, ser mulher, são diversas funções que você exerce, que muita das vezes te toma e se torna difícil se manter. 

Mas pra uma mulher forte e capaz como você Rosane não existe barreiras. 

Você marcou minha vida e meu coração, sua bondade, sua maneira de tratar os corações dessa geração corrompida pelo pecado, sua extrema vontade de fazer o bem, de trazer sorrisos em rostos caídos, sua total liberdade de adorar, sua maneira de aconselhar seus liderados e seu jeito de ser foram marcos na minha vida. 
Como líder você é de suma importância para o Reino de Deus, você faz parte de um grupo de mulheres capazes e chamadas por Deus para liderar a Juventude.

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor 
muito excede o de finas jóias" Pv. 31.10
Seu valor é importante para essa Obra Rosane, minha líder mais amada."
Rodrigo Ruach Kadosh

São opiniões como essa que fazem todos os esforços e dificuldades valerem a pena no ministério de liderança com jovens.

Falta de opção ou pessoas capacitadas?
Não depreciando o valor das mulheres mas muitas igrejas optaram pela liderança feminina na juventude talvez porque faltasse opções. Mas ao longo dos anos perceberam que perderam tempo em nunca considerar as mulheres como opção. 
Se esse sentimento de ser escolhida porque não tem outras opções permeia seu coração, pare com isso agora, Deus te vê como filha, mas sobretudo como um importante recurso do reino na terra.
Faça o seu melhor, busque se capacitar para essa responsabilidade e se inspire no Espirito Santo para fazer valer o talento que Deus confiou a você.

Mãezona
Outra característica interessante que a liderança feminina propõem é a figura mãezona.  Aquela pessoa que quando chama atenção do grupo sugere as velhas broncas que ouvimos a anos, agora personificada na líder da juventude.
A entrega é tanta que acaba se confundindo no carinho investido aos jovens, querendo o melhor, querendo dar-lhes o céu.
Um dia estava dando uma palestra sobre liderança na AD Mesquita, quando uma líder, Marilian Felizardo, trouxe um relato que dizia: 

"Na volta de uma saída da juventude fui deixando os jovens em casa, um por um, 
na ultima ela quis ficar na rua, conversando, eu disse: 
ou você entra ou volta comigo e espera sua família na minha casa. 
Tive que me posicionar como líder e sobretudo como mãe!" 

Não que os homens são menos cuidadosos, mas a verdade é que nada se compara ao olhar de uma mãe.  

Agora sou líder
Se você chegou no grupo já como líder não sabe o que passa as lideres que já eram do grupo, estavam inseridas no meio, era uma das jovens do grupo e de repente sem aviso prévio seu pastor a chama e diz: Preciso de você, vai assumir a liderança de jovens!
Agora aquela jovem terá que ser resposta para uma geração da qual ela faz parte, lidar com pessoas que ate alguns dias atras lhe confiava seus segredos por não ter ou não querer acesso de ninguém da liderança sabendo disso, imagina, agora você é a líder. Como manter amizades? Como se posicionar como líder? 
Essa barreira é e sempre será a mais difícil de se vencer, mas aprendi uma solução para esse impasse invisível que se cria. Peça a Deus sabedoria para se impor com graça, fazendo todos entenderem que eles não perderam a amiga, mas ganharam uma líder que conhece todas as dificuldades de ser jovem e querer ser crente, ser santo.
Busque conhecimento bíblico para seu enriquecimento espiritual e partir de agora para falar não só seus conselhos mas baseados na palavra.
Sua fala deverá sempre considerar que agora fala uma líder e isso tem seu peso de responsabilidade.

Toque feminino
Flavia Nascimento, líder de juventude
 da Igreja Evangélica de Jesus
Sem contar que nessa hora surge o famoso toque feminino, elas no que diz respeito a organização dão de 10 x 0 nos lideres homens. Fala mais alto a facilidade delas em ser multi-funções. É assim a rotina da jovem líder Flavia Nascimento, organiza evento, prega, esta o tempo todo, quase que 24h conectada a sua juventude. A cada ano novas ideias, novos projetos, e para a gloria do Senhor novas conquistas. 

  

A liderança nasce nas pessoas, o chamado se torna evidente em quem se menos espera. Deus esta procurando pessoas que como Isaías possa dizer: Eis-me aqui!
A demanda da juventude cresce a cada dia, novas perguntas sugerem novas e mais relevantes respostas.
As jovens querem ser um canal de benção para sua geração tal qual os homens são vistos, e tem mostrado por tudo que já produziram no reino que são bem capazes de gerir um grupo de jovens. Elas querem e podem mostrar que nesse momento onde as jovens são humilhadas nas musicas populares existem opções de honra para sua geração.
A pouco tempo vi nascer no coração da jovem Ruthy Batista uma iniciativa, uma mobilização chamada Escolhidas. Seu grande desejo é falar as meninas acerca do seu valor, do seu lugar no reino de Deus. Iniciativas como essas mudam vidas, inspiram pessoas.

São jovens como essas que podem exercer sua liderança natural em meio a sua geração.

Se você tem alguma duvida de sua liderança se inspire nos exemplos acima citados, busque outras referencias, pesquise sobre essas lideres que tem sido fundamentais para a juventude brasileira.

Que venham mais meninas para a liderança de juventude, que seja benção para a nossa nação!

Jader Cruz
jadercruzadcaetes@gmail.com
@JaderCruzAD (twitter)
21-99669-3562 (vivo) Whatsapp
7711-6068 / 95*179886 (nextel)

3 comentários:

  1. Caro Jader a paz, parabéns pelo seu artigo pois concordo que a liderança deve ser vista como opção, quando o trabalho está para ser feito e nenhum homem se apresenta. A participação feminina é imprescindível por todos os motivos que você expôs. Todavia, preocupa-me que em meio a tantos jovens (quando se têm) a omissão deles. Por outro lado a liderança feminina nos lares tem sido exageradamente estimulada o que tem refletido diretamente na igreja cristã. O homem é de certa forma acomodado e isso tem dado brechas para Satanás subverter a ordem das coisas, pois Deus primeiro criou o homem. Embora a mulher tenha uma maior percepção das coisas na maioria das vezes, no plano espiritual o homem tem mais autoridade e estabilidade por ter sido criado primeiro. Uma liderança feminina é forçosa se a figura masculina não se habilita, porém está comprovada a instabilidade e fragilidade de uma instituição mista que é liderada pela figura feminina em virtude das constantes mudanças hormonais e emocionais pelas quais passam as mulheres. Todavia, é tolice abrir mão delas, discriminá-las e não reconhecê-las, por outro lado a igreja cristã está lutando contra uma ideologia muito perigosa que quer forçá-la a sair dos padrões por Deus estabelecido. Parabéns amigo e continue escrevendo, Deus te abençoe em Cristo. Pr. Ronaldo Batista Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado caro pastor, suas palavras me encorajam!

      Excluir
    2. Cada vez mais o carisma feminino liderando e mudando as estruturas ríspidas e cruéis, a mulher traz em si o amor e a vida, sua liderança é essencial.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...