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quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O que o Líder de Juventude precisa saber sobre: DIVULGAÇÃO DE EVENTOS


Quase sempre nas atribuições do líder de juventude está a organização dos eventos que demandam a juventude. Culto de juventude, congresso, evangelismos, encontros de oração, cruzadas, e tantos outros eventos que vão surgir na sua caminhada de liderança.

No processo de organização de um evento passa pela cabeça do líder uma serie de questões, convites, preletores, objetivos, custos, apoio, equipe, equipamentos, músicos  e mais uma dezena de situações que vão surgindo a medida que se aproxima do evento.

Não são poucos os que fazem de tudo mas esquecem ou pouco se preocupam com uma boa estratégia de divulgação do seu evento. 

Nesse texto quero discutir com você caro líder de juventude, a necessidade de uma boa divulgação para o sucesso do seu evento.

Tem um texto em Habacuque que diz: Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. Hb 2.2. Gosto de pensar nesse texto como incentivo bíblico a divulgação.

Porque divulgar 
(“Faça o que puder, com aquilo que você tem, onde você está” Franklin Roosevelt)
A divulgação atende primeiramente a exposição do evento para seu publico alvo. O desejo de ter pessoas apreciando sua oferta ao Senhor em forma de evento e ainda ter oportunidade de ver vidas se rendendo aos pés do Senhor, a divulgação tem papel importante demais no sucesso do evento, e uma BOA divulgação vai alem do sucesso, abre caminhos para os próximos.

Legitimidade interna
Alem do quesito Espiritual que envolve os objetivos de uma boa estratégia de divulgação, uma questão também não pode ser desconsiderada, a divulgação fortalece a proposta diante do seu próprio grupo, eles percebem que o evento esta sendo acreditado e investido pela liderança, e fortalece neles ainda mais o projeto, dando-lhes argumentos para levar a proposta aos seus amigos, sobretudo quando a divulgação envolve as mídias sociais.  

Publico alvo
Você não conseguirá atingir o objetivo na divulgação do seu evento se não comunicar com clareza e isso você só consegue quando conhece seu publico.
Conhecer e entender seu publico te apontará a melhor ação de divulgação que encontrará sua galera, e atenderá seus objetivos.
Saber quem são, o que pensam, o que querem, onde vão, quantos usam facebook, quantos usam twitter. Quanto maior for o conhecimento do seu grupo maior as chances de acerto na divulgação do seu evento.

Ferramentas
Antes de usar as ferramentas é importante que você já tenha conhecimento do seu publico. Não discuta divulgação se não conhecer o publico a ser atingido.
Vamos falar das opções e de seus vários custos, então seu orçamento e demanda te apontará as melhores opções.
  • Redes sociais
O uso das redes sociais em se tratando dos eventos com a juventude é caminho obrigatório. 
Existem redes que ajudam a divulgar seu evento, vou tratar aqui de pelo menos 3, facebook, twitter e youtube.


Inicie criando uma conta de sua juventude em cada uma dessas redes. Depois procure uma pessoa que faça um layout do seu evento, ou seja, um cartaz com as informações de datas, participações, endereço, tudo numa proposta visual bem jovial. Peça que essa pessoa, talvez uma gráfica, converta o arquivo em JPEG para inserir no facebook ou twitter, atingindo um numero ainda maior de pessoas que alem de ler o que você escreve sobre seu evento verá exposto num cartaz.
Ainda no facebook você pode criar um evento, convidando pessoas especificas para sua programação.

O uso do twitter é mais indicado para textos de no máximo 140 caracteres, com informações objetivas do andamento do evento, participações confirmadas e novidades da programação.   

Por fim o youtube, rede de compartilhamento de videos. Quem não gosta de ver um vídeo bem feito divulgando algo que será bom e que promete abençoar sua vida? Um bom vídeo  no caso chamado teaser, vai requerer um conhecimento em programas de edição, ou o investimento em quem saiba fazer algo de bom gosto e seja objetivo, porque um teaser não pode ser longo, algo no máximo 3 a 4 minutos. Veja um exemplo, um teaser feito para a campanha quarta do avivamento, na AD Caetés, igreja onde congrego.



A divulgação nas redes sociais atinge o publico jovem, atraindo para seu evento pessoas que você não chegaria se limitasse ao material impresso.

Um amigo, Pr. Robson Lima usa somente as redes sociais para divulgar suas vigílias  atendendo suas expectativas de publico.

Peça para a juventude compartilhar, curtir, marcar pessoas no cartaz, eles gostam dessa movimentação.
Incentive o bom uso das redes sociais, são muitos benefícios.

*Custo aproximado do cartaz para internet: R$ 20,00
*Custo aproximado do teaser para youtube: R$ 100,00
  • Impressos
Sempre que anunciamos nosso evento nos púlpitos temos atenção do nosso publico, mas assim que saem dali são bombardeados por todo tipo de preocupação e demandas pessoais. Assim, estratégia sempre muito útil  o emprego de material impresso para estender a sua fala e fazer se repetir sua proposta.

Para isso você pode usar cartazes, panfletos, convites, tudo que for o evento para alem do microfone.

O impresso ajuda a fortalecer a imagem na lembrança das pessoas. Pense comigo, o lider anuncia no púlpito  o cartaz em lugares estratégicos, panfletos entregues na porta da igreja e convites para serem entregues a pessoas em mãos  Logo, aquele anuncio feito no domingo a noite, no fim do culto terá um apoio impresso magnifico, será difícil algum jovem esquecer esse evento.

Os impressos são de varios tamanhos, porem os mais usados são: panfletos 10x15cm, cartaz A4 ou A3, convites personalizados com a miniatura do cartaz do evento.

*Custo aproximado do panfleto 10x15cm (5000): R$ 160,00
*Custo aproximado do cartaz A3 (unitário): R$ 6,00 (para 50 peças) R$ 130,00

  • Faixas
Imagina um cidadão andando na rua, mexido com seus problemas pessoais, precisando de algo que mude sua vida, de repente se depara com uma faixa, informando um evento, o seu evento. Terá o efeito das faixas na divulgação perdido o seu valor? Eu respondo, não!

A questão é que com a pluralidade das ações se questiona se é realmente necessário esse recurso diante daquilo que já esta se usando. 
Devido as varias possibilidades já não se faz tão necessário a quantidade, mas dentro do seu orçamento pensar esse recurso com estratégia, em locais de alta rotatividade.

Use esse recurso, ainda proporciona um bom retorno na sua divulgação.

Hoje existem pelo menos 3 opções de faixas, a saber:

Pintada a mão, custo aproximado R$ 5,00/metro
Indicada para maiores quantidades de locais a ser alcançados, com baixo orçamento.


exemplo de faixa pintada a mão, indicada somente a textos

Recorte eletrônico, custo aproximado R$ 20,00/metro


exemplo de faixa em recorte eletronico,
qualidade melhor mas tambem indicada a textos

Impressão digital, custo aproximado R$ 45,00/metro
O uso desse recurso possibilita inserção de fotos e maior qualidade no visual do evento.

exemplo de faixa em impressão digital, podendo usar imagens e textos
  • Outdoor
O mesmo objetivo e aplicação das faixas, porem com alcance muito maior.
Se seu orçamento suportar esse investimento seu evento terá uma grande divulgação externa. Geralmente as empresas que trabalham com outdoor buscam campanhas que atendam a contratação de no minimo 10 placas, então a contratação de apenas 1 terá que ser negociada. 
É um recurso caro, mas de grande retorno.


exemplo de outdoor
*Custo aproximado do outdoor: De R$ 350,00 a R$ 700,00


  • Carro de Som
Outro recurso que dá bastante resultados é o uso de carro de som. Algumas igrejas entenderam a importância e já possuem um carro especifico para esse fim.
O carro de som é chato de se ouvir mas eficaz em seus objetivos. Atinge pessoas até dentro de suas casas, ou de passagem, a proposta do evento parece entrar no subconsciente a medida que a mensagem é ouvida repetidas vezes.
A questão que atrelada ao custo do carro deve-se investir também no spot comercial, a gravação que acompanha o carro.  

Um alerta, o uso em quantidade excessiva e numa altura exorbitante não ajuda e em alguns casos atrapalha, criando nas pessoas resistência a divulgação inconveniente. A dica nesse caso é usar somente na semana do evento, gera um impacto maior.


exemplo de carro de som 

*Custo aproximado do carro de som: R$ 30,00/hora minimo de 10 horas
*Custo aproximado do spot comercial: R$ 25,00


  • Propaganda no Radio

Na correria do dia a dia, a irmã arrumando a casa, som da sala alto, de repente o anuncio do evento da igreja que ela congrega, ela corre e aumenta ainda mais, com um sentimento de orgulho, brada: é da minha igreja!!! 
Não duvide, essa irmã vai falar para meio mundo que aquele "evento" vai ser bom!
Adicione milhares de pessoas que ouvem no carro, no trabalho, no celular, enfim, multiplique as possibilidades por milhares de pessoas.

É um importante recurso, são 20 segundos altamente uteis. 

*Custo aproximado do spot comercial: R$ 2.500,00 para 15 inserções (preço sugerido na radio 93 fm)

  • SMS

Por ultimo uma solução eficaz e pouco usada, as mensagens SMS, enviadas pelo celular.
Não subestime o valor de uma simples mensagem. 
Investimento baixo, retorno imediato!



Você pode ter muitos ou poucos recursos, o que vale é a dedicação nesse tema, pensar com sua equipe uma boa estratégia de divulgação para o sucesso do seu evento.

Já vi grandes eventos abrirem mão de divulgar por se garantirem em nomes de peso para encher e não ter seus objetivos alcançados, também já vi pequenos eventos se dedicarem em uma estratégia de divulgação atingirem seu potencial máximo  tudo é a forma como enxergamos essas ferramentas que estão disponíveis para nossos ministérios.

Uma boa estratégia de divulgação não é o emprego de todo dinheiro do mundo, nem sempre se resolve com altas quantias, mas com uma grande criatividade. 

Converse com sua equipe, discuta com a juventude as melhores ações de divulgação, se for o caso consulte outros lideres de juventude para saber o resultado dessa ou daquela ferramenta. 

Equilibre seu investimento nessa área, não se trata de valor, é viável desde que você se planeje para isso.

Oro para que esse post te motive a dar mais importância a divulgação dos seus eventos com a juventude. O resultado será mais jovens alcançados com as boas novas do evangelho.

Que Deus nos abençoe!



Jader Cruz
jadercruzadcaetes@gmail.com
@JaderCruzAD (twitter)
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