Slideshow

segunda-feira, 1 de julho de 2013

9 ações erradas que vão atrapalhar sua liderança com jovens


Esses dias estive discutindo umas ideias com um líder de juventude, entre uma questão e outra ele disse que uma de suas preocupações é com o medo de errar em alguma ação.

Eu pude coordenar eventos com juventude por mais de dez anos, acredite quando eu falo que por mais que nos cercamos de cuidados e trabalhamos para dar certo, algo não vai sair como planejamos, algumas vezes será algo irrelevante para o sucesso da ação, mas pode acontecer de ser algo vital e que levará tempo para ser corrigido.

Então hoje, já entro na ação sabendo que pode acontecer de tudo, e isso não comprometerá a nossa condição de líder, as pessoas no fundo percebem sua dedicação em ter feito o melhor. 

Mas quando se fala de ação errada não se trata de erro na ação propriamente dito, mas de um pensamento errado, de atitudes que comprometem não um evento, mas uma liderança. 

Vamos a eles:

1. Achar que já sabe tudo
Nada pode soar mais arrogante do que um líder dizer que não tem o que aprender com os jovens. A troca nos enriquece, e nos alimenta de informações vitais para a continuidade do projeto. Até porque os lideres envelhecem e o grupo se renova, é importante demais a atualização de métodos e informações.


2. Não buscar aperfeiçoamento em palestras e cursos.
Essa ação reflete uma forma de ser, um cidadão acomodado com aquilo que já sabe.

As demandas vão mudando com os grupos, o que se questionava a 10 anos atras hoje ninguém lembra. As questões são outras, os problemas são outros, os jovens são outros. É de fundamental importância buscar conhecimento para melhor lidar com as vidas que o Senhor concedeu a seu pastoreio.
Busque se informar sobre boas palestras para lideres de jovens. Ouvimos e nos aperfeiçoamos para colocar em pratica ações que vão abençoar os jovens. 

3. Não busca alianças.
Tem líder que não se aproxima de ninguém, vive só na caminhada. Não se informa, não busca discutir suas demandas. O Líder que não busca alianças com outros lideres esta perdendo possibilidades de crescer.
Um dia li: somos mais fortes juntos. Essa frase deveria ser um dos textos marcados na memoria do líder de juventude. 
O cidadão que não percebe a importância da união não terá sucesso em sua liderança. 


4. Se gabar de todos os acertos, e culpar o grupo pelos seus erros.
A equipe luta com o líder, planeja juntos, sofre pelos erros e se alegra com a vitoria. 

Derrepente um balde água fria em todos, o líder assume para si a honra pelos acertos e ainda apresenta o culpado pelos "erros" cometidos durante o processo da vitoria.
Numa ação ele perdeu seu grupo, a confiança de pensar que tem um líder que luta juntos com eles foi embora. Porque lideres que agem assim não veem pessoas lutando junto com eles, veem pessoas lutando para eles. Eles se acham o ultimo biscoito do pacote.


É MUITO importante para Deus a forma que você trata as pessoas.@JoyceMeyer

5. Não se importa em fazer um bom plano de divulgação das ações do grupo.
A liderança se prepara, organiza o evento, a juventude se dedica para o projeto, tudo pronto, ou quase tudo. Cade a divulgação?

Hoje as opções para divulgar um evento de juventude são muitas, e com muito ou pouco recurso você pode pensar num projeto legal de divulgação. Vou tratar melhor essa questão de divulgação no próximo post.
O que não vale é não divulgar, é fazer pouco caso dessa ação. A divulgação fortalece seu projeto e dá aos jovens apoio para convites externos, gera neles orgulho.
Não divulgam pela falta de recursos, o que não se justifica, ou pela falta de noção, se justifica menos ainda.

Peça ajuda, os jovens vão te mostrar varias possibilidades de divulgação dos seus eventos.

6. Sempre se vale de agressão verbal para se impor;

A forma como você fala faz toda a diferença no resultado pretendido. 
Um assunto sério, exortativo e de cunho forte pode ser amenizado dependendo das palavras a serem ditas. Seriedade não é sinônimo de dureza nas palavras.
Algumas pessoas confundem isso, e comprometem sua liderança sendo duro demais com as palavras, fazendo um momento sério se tornar uma agressão verbal, diminuindo e as vezes agredindo os jovens que lhe escutam.
Deus sem importa com a forma do seu tratamento com os jovens entregues a sua liderança. Arrogância, palavras mal colocadas, agressões verbais, piadinhas, essas coisas não são legitimas no trato com a juventude. Sua liderança está comprometida se o trato for assim. O apostolo Paulo entendeu isso e orientou o jovem líder Timóteo, dizendo: Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. 1 Tm 4.12 
Cuidado como você trata a noiva do cordeiro.

Não se é líder batendo na cabeça das pessoas - isso é ataque, não é liderança. 
Dwight Eisenhower

7. Não é acessível;
As necessidades pessoais e espirituais de um jovem não são automaticamente deixadas de lado até que chegue o domingo. A inacessibilidade ao líder é um grande afastador do jovem do projeto. Ele quer ser ouvido, não na hora da coletividade tão somente, mas na sua individualidade. Eu creio que seja por experiencia pessoal ou por orientação do Senhor o líder tem uma palavra de solução para a vida dos jovens que o cercam, então não se escondam e não se furtem de ser esse canal de benção que os jovens esperam e precisam.

Quando o líder não é acessível ele deixa o seu real oficio de liderança para se tornar apenas um organizador de eventos, e acredite, já temos muitos organizadores de eventos, precisamos de lideres acessíveis aos jovens e suas demandas. 

8. Sua equipe é a sua cara, ou seja, carrega em si as sequelas (físicas, psicológicas e espirituais) de estarem sob sua "liderança";
Sua equipe terá basicamente sua forma de agir e pensar como referencia. Alguns tentarão não se apegar a sua visão, mas outros terão até mesmo sua forma de falar. 

Não se engane, você esta sendo referencia, dando aos seus liderados um exemplo de bom ou mal líder.

9. Ao avaliar seus liderados, não consegue ver neles nenhuma qualidade, e enfatiza apenas as falhas.

Eu tenho um amigo, Narciso, sempre depois de algum evento é a pessoa mais indicada para a discussão do feed back. Ele tem a palavra de encorajamento quando tudo deu errado, também é o mesmo que nos exorta a ver o que deu errado em meio as comemorações nos acertos.
A avaliação tem que considerar a intenção e a oferta sincera das pessoas que se dedicaram na ação. O líder não pode de maneira nenhuma desconsiderar o esforço de cada jovem e de cada auxiliar envolvido no projeto. Avalie considerando seus próprios erros.
Encoraje mudanças e correção na rota quando perceber erros, parabenize ações que contribuírem para o sucesso do projeto. 
O líder que não faz isso assume a "glória" dos acertos sozinho e coloca na conta dos outros as criticas dos erros.  

A bíblia nos ensina que o povo perece por falta de conhecimento, Os 4.6a. Não rejeite a correção do Senhor, dedique-se e faça para o Senhor o seu melhor.


Entenda a necessidade do aprendizado e lute para que se ha em sua vida algum desses erros que saia, que mude, que não haja em nós nada que atrapalhe o crescimento de jovens no reino de Deus.

Jader Cruz
jadercruzadcaetes@gmail.com
@JaderCruzAD (twitter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...