Rio -  Diante da dificuldade de os jovens arrumarem emprego, especialistas dão dicas para conquistar a primeira experiência no mercado. Profissionais do varejo e de Recursos Humanos chamam a atenção para a elaboração do currículo, a postura em entrevista, uso de redes sociais como suportes em busca da profissão e até construção de carreira no primeiro emprego.
Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
De acordo com a presidenta da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), Jismália de Oliveira Alves, o emprego temporário pode ajudar o jovem a ter o primeiro olhar no ambiente profissional.
“É uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Muitas vezes, o jovem sai da formação escolar, mas ele pode desenvolver um perfil dentro do ambiente de trabalho. É consolidar o conhecimento teórico com o comportamento do mercado”, explica.
Esse foi o caso de Rafael Armani, 29 anos, que conseguiu o primeiro emprego na loja Taco. Ele queria comprar um carro. No entanto, percebeu a oportunidade de seguir no setor de varejo. “Após comprar o carro, passei por outras funções nas lojas da marca. Hoje, após 10 anos de Taco, sou gerente de uma loja de shopping”, relata.
Ele também destaca o que é preciso para trilhar um bom caminho no primeiro emprego: “Determinação, compromisso com a empresa e força de vontade”. Para Rafael, que não cursou faculdade mas optou pelo ensino técnico, alguma especialização é necessária para começar.
“Não fiz faculdade, fiz curso técnico de administração. Ajudou a cumprir o meu trabalho na parte operacional e na liderança de equipe. Recomendo uma formação adequada com seus verdadeiros objetivos”, sugere Rafael.
De outro lado, Caio Lopes, 19 anos, encontra dificuldades para ingressar no mercado. Ele começa a pesquisar modelos de currículo para ter referências e elaborar um bom documento.
Com formatura prevista para 2015 no curso de Engenharia Ambiental, Caio já tem objetivos estabelecidos. “Vou procurar trabalho em projetos voltados para o meio ambiente, só para conhecer o mercado que vou trabalhar no futuro”, diz ele. “Em seguida, quero ganhar experiência com estágios e trabalhar numa empresa de grande porte”, completa.
Como conquistar o primeiro emprego e construir carreira
Não dá para reclamar de falta de oportunidades para jovens estudantes. Começa nesta terça-feira, a Feira de Estágio UFRJ Cidade Universitária 2012, que vai oferecer mais de 2 mil vagas de estágio e trainee.Além disso, shoppings do Rio estão com mais de cem chances em lojas.
Em um centro comercial, em Niterói, são 43 vagas, sendo a maioria para vendedor e caixa em lojas como Renner, Levi’s, Aviator e Spoleto. A remuneração inclui salário fixo mais comissão e benefícios, dependendo do estabelecimento. Interessados devem entregar o currículo nas unidades que ficam no Centro de Niterói.
Em outro shopping na Tijuca, são cerca de 50 chances para cargos como estoquista, caixa e vendedor. Basta ir às lojas para entregar currículos e conferir mais detalhes sobre as vagas, ou então acessar o link Oportunidades, no menu inferior do endereço: www.shoppingtijuca.com.
Já na Feira de Estágio UFRJ Cidade Universitária, os jovens não precisam levar currículo, porque será possível preencher formulários nos próprios estandes das empresas como Shell, Souza Cruz, Marinha, Oi, Chemtech, Braskem entre outras.

PALESTRAS
Os visitantes terão oportunidade de estar perto de profissionais, conversar e tirar dúvidas. Poderão assistir a palestras sobre temas relevantes do mercado, o perfil do profissional desejado e dicas para passar em processos seletivos.
A feira acontece de 8 a 10 de maio, de 10h às 17h, no Centro Tecnológico na Ilha do Fundão. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site oficial: www.feiradaufrj.com.br.
DICAS PARA INICIANTES DO MERCADO
CUIDADO COM O FUTURO
Para o especialista em carreiras Homero Reis, o jovem que quer começar a explorar o mercado precisa fazer uma autoavaliação. “Ele deve pensar qual é o seu sonho; com que tipo de atividade quer se envolver; que habilidades, competências e atitudes possui para oferecer ao mercado”, destaca.

CURRÍCULO
Para o especialista, o candidato deve ser incisivo ao preencher o primeiro currículo. “É preciso listar os objetivos profissionais, competências, habilidades e, obviamente, o contato”.
 
NUNCA TRABALHOU?
Jovens sem experiências anteriores ficam em dúvida quanto ao espaço vazio no documento profissional, achando que é preciso ter muitas páginas de currículo. A dica de Homero Reis é envolvimento em projetos: “É importante fazer trabalho voluntário, participar de eventos comunitários, fazer estágios, entre outros. Se não há nada a dizer, não diga nada”, ressalta.
TRABALHO INFORMAL
Pode ficar tranquilo quem já contribuiu com a renda familiar trabalhando em microempreendimentos que não tenham sido registrados na carteira de trabalho — como pequenas papelarias, mercadinhos de rua ou até caixa em bar. “Isso diz respeito a atividades sociais”, afirma o especialista. Para ele, é relevante listar somente as experiências profissionais que tenham agregado competências e habilidades para outros empregos. Por exemplo: relacionamento com o público, gerenciamento de documentos, entre outros.

NÃO MINTA
Há quem minta no currículo, por não ter experiências anteriores. “Um candidato que mente para conseguir alguma coisa vai mentir no trabalho, na vida, nos relacionamentos”, observa o especialista. Segundo ele, mentiras podem complicar a vida do jovem, caso ele seja cobrado por uma falsa habilidade que colocou no documento: “Não aprovo e não recomendo”.
USE AS REDES SOCIAIS
Jovens podem usar as redes sociais, que são aliadas para estreitar relacionamentos, para tentar contato com o mundo empresarial ou para pesquisar oportunidades. Homero Reis recomenda as plataformas sociais: “São excelentes para divulgação de demandas e ofertas do mercado”.

... MAS TENHA CUIDADO
O especialista sugere todo cuidado ao jovem que ‘panfleta’ currículos por e-mail, mas que mantém um perfil que pode não ser bem visto pelas empresas. “Depende do modo como você agirá”, diz. Homero afirma que redes sociais devem ser usadas com prudência pelo jovem conectado. “Não se exponha, seja cuidadoso, fale a verdade, evite confrontos e exageros, mantenha elegância no escrever e no que publica”, recomenda. Ele ainda alerta que algumas empresas podem estar de olho no comportamento online do candidato e avaliar o perfil nas redes: “Tudo poderá (e será) usado a seu favor ou contra você”.
Fonte: Jornal O Dia on line