Slideshow

sábado, 14 de janeiro de 2012

Evangelismo nas mídias seculares, oportunidade ou perigo?



Caros amigos e líderes, queria discutir um pouco sobre esse tema que vem preocupando as lideranças, e gerando duvidas e discussões acaloradas entre o povo de Deus.
Tem algumas questões que precisam ser observadas, então vamos olhar mais de perto. 
Linha tênue entre o que é oportunidade e perigo
Como dizer que isso não traz beneficios, mas é como andar por uma corda bamba, é uma linha muito fina que separa a oportunidade do perigo.
Te convido a tentar entender a que preço estamos entrando e o pior, levando o povo a entrar numa rede de interesses sinistros, que podemos ganhar e avançar por um longo período, mas podemos estar levando a igreja a um esfriamento tal nunca antes provada por nós, isso, resultado da mistura.
Entendo ser mais perigo do que oportunidade, vamos entender os porquês disso.
Evangelismo? 
Uma dos argumentos mais usados pelos cantores ou dos que deles se valham é afirmar que a ida nesses eventos gospel é uma forma de evangelismo, que obviamente o alcance dessas mídias são ate inestimadas. Isso é inegável, imaginar o publico atingido, realmente nisso é uma grande conquista. Ponto positivo. 
A Ana Paula Valadão disse no programa do Faustão que por certo aquele dia ela falava para o maior publico da vida dela. E sinceramente, embora ela tenha sido o canal de Deus para realizar talvez os encontros de maiores proporções aqui no Brasil ela estava com a razão, ela naquele dia estava atingindo a maior plateia de sua vida. São milhões de pessoas em suas casas, ouvindo o evangelho sendo pregado e através do louvor creio que vidas possam ter sido alcançadas. Esse é sem duvida o único lado tentador dessa penetração, o alcance.

Outra questão que não pode se esquecer, o proposito, não consigo imaginar  realizar algo para o reino de Deus sem questionar com que intenção, com que coração se move cada ação para o Rei. Claro, esse argumento só virá de quem esta preocupado em agradar ao Rei. Será o proposito de uma emissora conhecidamente espirita o evangelismo ? a adoração ao Senhor? Adoração?
Sinceramente eu entendo um encontro em louvor ao Senhor como culto, e como culto entendo adoração, logo surge uma pergunta, como peço um impio para conduzir, dirigir, ministrar um culto ao Senhor, fazendo dos pastores meras participações especiais. Ponto negativo.


Eles não conhecem nada de adoração, e por isso, fazem como querem, do jeito deles, com o pessoal deles.
Eram esperados mais de 200 mil pessoas, não chegaram a 30 mil.
Dá pra entender isso? Se olharmos os shows somente do Diante do Trono é na casa das 100 mil pessoas.
Em uma ação parecida o Pastor Silas Malafaia em suas cruzadas promovida pela Associação Vitoria em Cristo levam multidões aos pés do Senhor, os números da ultima acontecida em Fortaleza, Meio milhão de pessoas, de acordo com a Polícia Militar, lotou o aterro da Praia de Iracema nos dois dias e cerca de 10 mil entregaram sua vida a Cristo.


Proposito, oferta sincera, adoração sem mistura. Isso é tudo que o Senhor espera de nós! Nunca foi show, sempre objetivo de agrada-lo. Quem poderá impressionar o Senhor com grandes ações?
Importa que Ele cresça e que eu diminua... Jo 3.30

Qual o interesse?
Entendendo como empresa existem pelo menos 3 interesses: audiência, publico consumidor, publico votante.
Engana-se quem pensa que os objetivos são mensuráveis em pouco tempo, não duvido que existem planos para 5, 10 ou quem sabe 20 anos. Parece muito? mas na verdade não é.
Tem gente ai trabalhando forte para que essa sensação de normalidade com essa "união" seja sentida nas igrejas, mas o Senhor da obra não se interessa com a popularidade dos seus mas com a santidade dos seus.
Tem impios no meio dos crentes
É pelo menos Inocência pensar que todos que estão nesse reino são servos do Rei.
Tem gente "migrando" para a musica gospel visando os números que somos e seremos.
Tem lobo querendo fazer parte desse grande negócio que virou o gospel.
"E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas" 2 Pedro 2.3a
É nesse momento que vamos entender o porque diminuíram os ataques, ficou mais fácil se associar.
Então se começa a fazer sentido uma das estrategias do inimigo, a mistura, a aproximação.
Aproximar o culto ao Senhor a festivais de musica seculares, é exatamente isso que estamos assistindo.
E nessa aproximação estamos assistindo algumas distorções pra não dizer ações vergonhosas.
Quem não lembra da irmã que foi no tal programa esquenta, apresentado por Regina Casé, que bagunça que fizeram, que piada que se tornou o evangelho, será mesmo isso que honra o nome do Senhor? será que se a intenção fosse a melhor levariam uma pessoa que não tem o menor equilíbrio para tratar do evangelho para milhões de pessoas.
Vejam o video e tirem suas próprias conclusões, vejam se isso honra ou não o nome do Senhor.


E a bagunça, ou mistura, não para por ai. Na semana seguinte outro exemplo negativo que nos leva a pensar se esse é mesmo o caminho a percorrer, ou o preço a se pagar pela propagação do evangelho.
Esse video agora é no programa do Luciano Huck. Lamentável!


Isso nos leva a uma pergunta, onde essa mistura irá parar? ou, onde isso irá nos levar?
Episódios vexatórios, ecumenismo, aproximação com o que profano, esse tem sido o preço.
Eu falo com líderes, jovens, ministros do evangelho, músicos, levitas, e quero te encorajar a realmente fazer a diferença diante desse prato que tem sido oferecido aos cantores ou pastores que se rendem ao império do mal.
Meditem nisso:
Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. Malaquias 3:18   
Queremos espaço e participação, mas sob nossas condições, sob nossos termos.
Adoração não pode ser negociada, não pode ser maculada, não pode ter mistura do santo com o profano.
Vamos tratar com mais calma lembrando que é igreja, e não fãs, platéia, publico, números, e é do Senhor, e não dos pastores, cantores, apóstolos, bispos, pregadores e bandas.
Esse tema foi discutido no programa Opinião Jovem, onde tive a honra de participar, segue abaixo os vídeos do debate.



Você tem algum comentário sobre esse tema ?
Então logo abaixo na sessão "comentários" dê sua opinião...


Jader Cruz


2 comentários:

  1. Infelizmente há algumas coisas que não estão claras na mente de alguns. Muitos na verdade não sabem dialogar com opinões heterodoxas. Nem tudo você deve concordar, é claro, aliás a experiência nos ensina que devemos desconfiar sempre de alguém que concorda com tudo. Por um outro lado há pessoas que querem discutir sobre determinado assunto sem ser da área, ou ter pelo menos, sem um mínimo de preparo. Gostei do debate, acho que a opinião evangélica estava bem representada, porém faltou elementos que gerassem uma antítese mais contundente, para se chegar finalmente a uma síntese segura. De qualquer forma parabéns pelo trabalho, pela postura, pelo empenho. Afinal, só se chegará a alguma conclusão segura (síntese) mediante essas coisas.

    Pastor Ronaldo Batista Pereira

    ResponderExcluir
  2. Obrigado caro pastor Ronaldo, é bom saber que estamos no caminho certo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...