Slideshow

sábado, 24 de dezembro de 2011

5 Questões que você precisa considerar na formatação do seu evento



E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;
E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.
E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.Lucas 5:1-3


Durante o ministério de Jesus na terra foi marcante suas estrategias usadas para alcançar varias pessoas, seja evangelismo pessoal, ou falando a multidões, sempre foi perfeito.
No texto acima vemos uma delas, num determinado momento Jesus se afasta e usando um barco discute o evangelho com aquela sedenta multidão.
Local melhor? fácil visão? acústica perfeita? estrategia nova?
Ele não deu respostas claras a essas perguntas mas deixou o exemplo de buscar soluções diante das circunstancias que surgirão nos eventos.
Acredito em milagres, mas também acredito em planejamentos.
Deus é especialista em milagres, e nós devemos ser em planos.
Pensando nisso, e como já devem estar com suas agendas formatadas para 2012 queria poder ajudar trazendo algumas considerações sobre eventos.
Você pode ter mais e acrescentar a esses mas vejo pelo menos cinco passos na formatação de qualquer evento de sua igreja.

São eles:

1 - Para quem? (publico alvo)
Parece obvio que esse seja o primeiro passo, mas no decorrer da caminhada vi muitos eventos não ter em sua apresentação nenhuma identidade com o publico que se espera alcançar.
Entender para quem logo virá em sua mente e em seu coração a leitura exata do momento que esse grupo ou igreja esta vivendo.
É nesse momento que o líder decidirá o tamanho ou a forma de formatar o projeto, evento.
Talvez não seja de um grande evento que seus jovens ou igreja precisam, isso pode ate piorar as já abaladas estruturas de união entre eles, mas quem sabe algo mais leve, que não vá gerar mídia, nem chamar atenção, mas irá encontrar direto o alvo. As vezes pequenas ações são por demais importante para sarar algumas feridas no meio do seu povo.
Ler a situação atual do seu grupo te dará logo um diagnóstico e ações necessárias para ajuda-los a se reestruturar.
Quem são? o que pensam? o que ouvem? onde vão? o que querem? do que reclamam?
Respostas a essas perguntas serão o raio-x do seu povo, logo saberá quem são, e a ação mais apropriada no momento.
Isso não é um raciocínio lógico, o Senhor usará seus conhecimentos para a melhor ação, e te inspirará a agir.

2 - Com quem? (equipe)
Não consigo imaginar como agir sem uma ação em equipe. O tempo todo Jesus também interagiu, seja com os discípulos, com o povo, autoridades, utilizou os préstimos de uma criança, e de todas as formas possíveis o evangelho foi sendo pregado com a ajuda de um grande grupo de cooperadores.
Ele deu mais um exemplo, não chamou para si a prerrogativa de super herói, o líder que tudo faz.
Você alcançará voos maiores com um bom suporte.
Identifique e honre as pessoas que o Senhor esta colocando para lhe servir, são bençãos para você conquistar seus objetivos. Eles querem ser uteis para a expansão do reino.
O problema é quando o líder pensa que ele resolve tudo sozinho, se ninguém o "ajuda" ele resolve do "jeito" dele, mas nunca parou para pensar o porque ninguém se aproxima.
Ninguém estará disposto a promover você, e sim o reino de Deus.
Parece que foi ontem, estávamos numa peleja daquelas, em julho de 2008, ocasião de uma cruzada evangelistica de 5 dias na quadra do Rubens Vaz, Complexo da Maré, naquela campanha mais de 50 pessoas decidiram se entregar a Jesus. Alguns episódios daquele evento não sairão mais da minha lembrança. O evento começava na quarta e na segunda tínhamos terminado a parte de cobertura da quadra, foi duro isso, mas pela manha de terça uma chuva forte nos pegou de surpresa, eu estava la, olhando as amarras da cobertura se desfazerem, era uma cena de terror, você não imagina o trabalho que deu. Derrepente uma ligação, Pb. Leonardo Oliveira, eu atendi com voz embargada e antes mesmo que eu dissesse alô ele disse: mano, que chuva! já estou indo ai... nada tinha me feito mais feliz do que a oferta dele naquele evento, acho que o evento já tinha começado ali, naquela oferta de dedicação e amor pela causa.
Sua equipe deve estar motivada, e vendo o que você esta vendo nesse momento.
As informações devem ser repassadas se possível em tempo real.
Vibre com eles, se importe com eles, acredite neles, você não terá somente ajudantes, terá valentes!

3 - Como? (recursos) "O pessimista reclama do vento, O otimista espera que ele mude. O sábio ajusta as velas." John Maxwell
Recursos ou a falta de, muitos planos vão esbarrar nessa questão. 
Jesus agiu rápido, logo lançou mão de um dos barcos e fez uso para concluir a missão.
Sinceramente penso que depois de Jesus usar os barcos valorizaram, porque agora também serviriam como púlpitos para a pregação.
Entenda recursos sobre duas vias, a saber: financeiro e equipamentos.
O líder que vence aprende logo cedo a superar a escassez. Só entende a dificuldade quem já lutou para arrecadar recursos para algum projeto.
A questão aqui é entender a forma de agir do mestre, e sendo assim temos uma lição clara, os recursos estão ali perto, cabe a você identifica-los e tomar posse para o sucesso da missão.

Falando do financeiro
Cada igreja discute a questão de custo de uma forma diferente, em cada congregação uma administração diferente. Algumas dispõe de um valor pré determinado, outras nada dispõem.
Uma questão que todos os pastores gostam de ver numa reunião é seu planejamento de gastos, como você pretende usar cada centavo solicitado. Se eles não sentem firmeza em seu discurso, ou nos seus planos, logo, os recursos serão limitados ao extremo. Claro, isso não significa que mesmo quando eles gostam dos planos se tornam generosos em conceder recursos, até porque tudo para um pastor é prioridade, e discutindo com um líder de departamento ele pensa também nas outras necessidades da igreja.
Quantos recuam por falta de recursos, e as vezes os mesmos dizem nos púlpitos que servem ao Deus dono do ouro e da prata.
Bill Hybels diz em seu livro Liderança Corajosa que o líder deve ser o arrecadador chefe de recursos.
Você é responsável também por conseguir com pessoas que acreditam em você e no seu projeto os recursos. Não deixe de fazer pela falta, lute e peça a Deus sabedoria para gerar recursos para seu projeto.
Grandes passos requerem um bom planejamento e fé.

Falando do equipamento
Data show, panfletos, carro de som, outdoor, cartaz, painel, faixas, som, iluminação, palco, cadeiras, palestrantes, e etc... tudo gera custos!
Já ouvi uma vez: não precisa nada disso, temos tudo aqui! como falamos no inicio desse post para cada leitura do momento uma ação melhor corresponde.
Jesus não se atrapalhou, usou os equipamentos que tinha em mãos. Fez o que tinha que fazer.
Hoje temos a disposição vários equipamentos como internet e suas possibilidades de divulgação, é seu dever identificar cada equipamento necessário para o melhor cumprimento de seu projeto e conseguir o uso, a que custo for. Ore, planeje, dê o seu melhor, Deus abrirá um caminho no meio do mar se preciso for, uma moeda sairá da boca do peixe, e você terá o que precisa, a obra não pode sofrer pelo seu medinho de não dar certo. Deus chamou valentes!

4 - Quando? (data, organizar agenda) Você acredita que ainda existem líderes que não usam agenda? seja ela de que forma for, no celular, tablet, lap top, agenda de mão, qualquer uma, é fundamental para sua organização, seus compromissos pessoais e ministeriais simultâneos.
Nada acontece do dia pra noite, o que esta acontecendo hoje é fruto de vários meses atrás, de varias reuniões, horas a fio em pesquisa na internet, horas de mentoria, para que cada evento aconteça.
Você precisa se organizar, senão sua igreja sentirá o peso de sua desorganização em cada evento que algo der errado por esquecimento, ou por simplismente não ter tido "tempo" de agir tal e tal coisa.
Um conselho que vai te ajudar: cuidado para não marcar eventos de grande porte em datas próximas, ou você tem um grupo grande para conduzir cada um dos eventos ou se a coordenação for sua a coisa tenderá a te sufocar.
Trabalhe bem a questão de datas, porque cada ação carece de tempo de divulgação e do seu próprio povo assimilar a proposta.
Não tenha vergonha de corrigir uma data, adiando se for preciso, é melhor adiar e fazer melhor do que insistir e não ter condições de oferecer uma boa estrutura para o evento.
Faça seus planos considerando sua demanda pessoal, profissional e familiar. Cuidado para não se assoberbar de tarefas não tendo atenção para sua própria família.
“O ponto-chave da organização é ganhar mais tempo, espaço e energia para dedicar-se às pessoas e coisas que realmente importam.”  Donna Smallin

5 - Onde? (local estratégico)
Você pode fazer uma ação já existente ser diferente para os participantes se variar o local onde será.
Já vi líderes levarem jovens para uma aula de escola dominical na Quinta da Boa Vista, e fazer de uma boa aula que seria no templo se tornar maravilhosa e atraente por ser num local arejado e agradável. Tenho certeza que foi marcante para cada jovem aquele domingo.
Gaste tempo planejando bem cada local adequado para a sua próxima ação para sua igreja.
Ações evangelisticas, palestras, passeios, cruzadas, e etc... vai ser preciso um estudo sistemático com sua equipe de cada local, quanto ao tamanho, estrutura, se atende as necessidades do grupo e custos.
Jesus se afastou da terra e durante um bom tempo ensinou dentro do barco.
Ele calculou onde melhor seria ouvido e teria atenção de todos, já que onde ele estava o povo se aglomerava.
Tente visualizar exatamente como será sua ação naquele local, se tem salas suficientes, onde os músicos vão ficar, som, por isso sua equipe será importante nesse passo, eles lembrarão de demandas que talvez você tenha deixado passar. É hora de imaginar sua logística dentro do espaço sugerido. 
Vale a pena também se articular com as autoridades locais, dando ciencia de sua programação e horarios, tais como associação de moradores, batalhão de policia e orgãos da prefeitura.
Sua ideia pode sim ser maravilhosa mas se não for no local correto deixará de atingir um numero maior de pessoas que poderiam ser abençoados por você.


Conselhos:
* Seja criativo!
* Avalie tudo, não seja nem pessimista nem otimista demais.
* Não tenha medo de errar, um dos maiores escritores sobre liderança disse: "Fracasso é um evento e não uma pessoa." John Maxwell
* Invista tempo planejando com sua equipe.

Você tem algum comentário sobre eventos ou conhece algum testemunho sobre o assunto? Então logo abaixo na sessão "comentários" dê sua opinião...


Jader Cruz


2 comentários:

  1. Quero deixar uma palavra para expressar o meu sentimento neste exato momento ao ler este artigo. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ore por mim, esse post se tornara em breve mais um livro...
      Para alcançar um numero ainda maior de líderes...
      Oro para que o essas palavras tenha um efeito produtivo em sua vida caro Isaac!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...