Slideshow

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

As fases da vida de um rei...



Quero discutir um texto contigo, na carta de Paulo aos Romanos, no capitulo 5, a partir do verso 3 ao 5, que diz: E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Esse texto me trouxe um retrato bem interessante, a ideia das varias fases que passamos em nosso ministerio.
Para tentar ilustrar essa ideia veio a jornada da vida do Rei Davi.
E através de algumas fases que ele viveu quero traçar um paralelo com a trajetória da liderança.

Quando ninguem o conhecia...

No primeiro livro do profeta Samuel esta relatado a cena: Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,
Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.
Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo
1 Samuel 17:34-36

Um dia ouvi uma frase na consagração de obreiros que guardo comigo ate hoje, o nosso pastor José Mario dizia: "voces nao estão sendo chamados para trabalhar, na verdade estamos reconhecendo o trabalho ja feito."
Sinceramente acredito que sua liderança nao é uma questao de futuro, mas sim do presente. Seus sonhos e projetos não sao para daqui a 10 anos, tudo se começa hoje.
Golias nao foi vencido naquele dia, foi vencido nos dias em que Davi, um menino, um jovem, se atracava com um leao, um urso, ali, naquele dia que ninguem sabia o que estava acontecendo com ele, ali, ele vencia o gigante que o traria ao conhecimento de todos.
Sua liderança amanha será um reflexo de hoje, de quando ninguem o conhece.
Sugiro que hoje voce veja a pessoa que mudará a sua comunidade, sua igreja, quem sabe seu país, você!

Quando poucos o conheciam...

O tempo vai passar, e aquele jovem que se atracava com leoes e ursos agora toca harpa, e como ninguem.
A biblia diz: E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele. I Sm 16.23

Alguma coisa começava a mudar, algumas portas começam a se abrir para o jovem Davi.
Alguns caminhos serão abertos para você, seu talento, seu dom será abençoador na vida de alguem.
Contudo nessa fase é como um vestibular, voce esta sendo observado. Note que nos versiculos anteriores esta um dialogo interessante, o Rei Saul esta atormentado por um espirito mau da parte de Deus, e aos seus imediatos ele diz: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo. Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele.
1 Samuel 16:17-18
Deus cria uma situação para que o jovem Davi comece a divulgação de seu ministério.
Oro para que nesse momento seu coração se alivie, se acalme, porque o nosso Deus se encarrega de ser o divulgador principal de suas obras em sua vida. Deus tem um compromisso com seu investimento.
Voce deve estar atento as oportunidades, quem sabe hoje mesmo estao falando a seu respeito a reis dessa terra. E quando essas oportunidades aparecerem deixa Deus te usar com graça, você será resposta de oração na vida de alguem. Você será solução para seu ministério, faça bem sua parte e deixa o milagre com quem sabe de milagre, Jesus!

Quando todos o conheceram...

Chegará esse dia, quando todos terão a chance de ver o gigante ser abatido por um jovem.
Sua chegada, nao duvide, terá elementos que te surpreenderão, sera momentos que voce verá que nem todos que deveriam estar ao seu lado talvez serão os primeiros a perguntar: porque você? e nao eles?
vão alegar que eles sao mais preparados, vao dizer que voce nao é a pessoa indicada, ideal, que nao tem condiçoes de estar lá.
Essa fase da alegria da batalha vencida costuma vir com a tristeza das decepções.
Logo perseguições serão seus motivos de oração, sairá de uma, entrará em outra.
Pergunte aos que chegaram ao topo, pergunte a seus pastores, pergunte a homens como Pr Silas Malafaia o preço que tem que pagar por todos o conhecerem, é pesado amigo.
O endereço desse jovem lider? uma bela casa? um bom apartamento? nao... uma caverna, a caverna de adulão.

O reinado vai chegar, não se preocupe, não tenha pressa. Deus não demora, Ele tem o melhor!
Tenha paciencia, as coisas vão acontecer.

Em que fase você está? é importante você crer que em cada momento de sua vida e ministério o Senhor tem desejo que você aprenda algo que usará la na frente, quando todos o conhecerem.
Peça a Deus sabedoria para o trato com seus irmaos. "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5 "
Não esqueça, seus passos estão sendo estudados. Continue honrando ao Senhor em todos os seus dias. Com certeza Ele te honrará!

Um grande abraço a todos, até o proximo post!

Jader Cruz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...