Neemias foi chamado pela causa e não pelo cargo. Ele deixou o palácio (zona de conforto) e se dedicou em prol da causa (reconstrução do muro de Jerusalém).
Neemias procurou conhecer o problema e percebeu que poderia fazer algo para melhorar o que aparentemente não teria mais solução.
O líder foi chamado para minimizar e resolver problemas e não criar mais.
A crise gera oportunidades para desenvolver novas ações que visão a solução.
2° Passo – Seja íntimo de Deus (Ne 1.4-11)
Neemias orou a Deus, ou seja, reconheceu que a falta de intimidade, obediência e santidade levou o povo a escravidão babilônica.
Muitos líderes apontam os erros de quem está à frente da obra e posteriormente quando assumem o cargo cometem os mesmos erros ou até piores.
A intimida com Deus permite o líder exercer o chamado dentro dos padrões celestiais.
3° Passo – Faça o melhor pela causa, enxergue além da sua gestão (Ne 2.6 ,7)
Neemias tinha tempo para ir e voltar, sendo bem objetivo, ele tinha que ser eficiente no tempo estabelecido. Não deixe para depois o que pode ser feito agora.
Mario Sergio Cortella diz: “Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda! ”
Apresente propostas de acordo com os parâmetros e normas do ministério, tenha equilíbrio ao solicitar algo. Neemias solicitou cartas, ou seja, aprovação do rei (líder), pediu recursos e tinha apoio de outros departamentos (chefes de exércitos). Aprenda a se relacionar, seja obediente, construa uma rede de relacionamento aberto com outros departamentos não queira ser absoluto.
Tempo de serviço - De copeiro (servo) a governador (líder) em Jerusalém por 12 anos (Ne 5.14; 13.6).
Seja otimista e realista sempre.
4° Passo – Seja um líder estrategista (Ne 2.11-15)
Neemias chega a Jerusalém e primeiro observa, colhe informações relevantes para planejar e ter a estratégia mais eficiente. Ele tinha consciência que não poderia cometer erros. Se ele tomasse medidas precipitadas poderia comprometer a sua carreira ministerial/governador.
Os três dias demonstram que todo projeto precisa de planejamento e organização para se atingir os melhores resultados na execução.
Precisamos de um projeto estruturado, ninguém constrói um segundo pavimento sem ter a fundação firme, temos que ser prudentes. (Mt 7. 24-26)
5° Passo – Tenha as informações e mantenha absoluto sigilo (Ne 2.16)
Neemias primeiro tinha que saber quem estaria ao seu lado com intuito de ajudar, infelizmente muitos líderes fracassam porque revelam o que Deus contou em sigilo, isso não quer dizer que não devemos confiar em ninguém, pelo contrário, primeiro temos que estabelecer um quadro de confiança entre ambos lados e somente o tempo revelá-la quem tem caráter e quem não tem.
Pelo fato do líder ser a extensão do pastor, geralmente terá acesso a informações que não compete o grupo em determinado momento, caso fale algo indesejado poderá desanimar o grupo e até mesmo criar uma rebelião.
José contou o sonho para sua família e foi vendido pelos seus irmãos.
Nem tudo que reluz é ouro, muitos vão querer estar ao seu lado somente para tirarem proveito, são verdadeiros oportunistas, porém sem comprometimento algum a obra de Deus (causa), vão querer estar na foto mais não com a mão na massa.
6° Passo – Seja honesto com os liderados e sempre motivado (Ne 2. 17, 18)
Neemias foi honesto com o grupo, reconheceu que a situação era difícil, todavia, despertou o desejo no coração dos seus liderados em reconstruírem juntos o muro, chegou ao ponto dos liderados se colocarem a disposição para realizar essa grande obra.
Trabalhe dentro dos limites, seja claro ao transmitir uma informação ou instrução.
Muitos líderes fazem promessas mais não as cumprem, lembre-se que uma vez prometido a cobrança será lembrada constantemente.
7° Passo – Tenha consciência que terá apoio e também sofrerá com a rejeição e desconfiança (Ne 2.19)
Todo líder passa por esse processo, o mais importante é ter equilíbrio emocional e espiritual para líder com esse tipo de situação.
Davi foi rejeito por Saul, mais teve apoio de Jônatas.
Samuel foi rejeitado pelo povo mais tinha Deus aprovando seu chamado.
Jesus foi rejeitado por uma multidão, mais tinha 12 ou seu lado e mesmo assim tinha um Judas infiltrado.
Todos se acham capazes para fazer, porém, Deus chamará os escolhidos e Ele mesmo capacitará conforme o seu querer.
8° Passo – Monte uma equipe qualificada para estar ao seu lado (Ne 3.1-32)
Identifique o potencial de cada um e delegue atividades compatíveis com seus dons.
Caso tenha assumido ao cargo e não tenha uma equipe, procure capacitar pessoas, lembre-se líder gerar líderes.
Jesus começou com doze em Jerusalém e agora já somos milhares espalhados por todo o planeta terra.
Monte um fluxograma e defina a tarefa de cada um.
9° Passo – Tenha fé e confiança em Deus (Ne 4.1-23)
Neemias teve três fatores determinantes para obter resultados satisfatórios:
1° Teria que colocar o coração do povo voltado para o trabalho (serviço);
2° O povo deveria trabalhar em atitude de oração e vigilância;
3° Ele e o povo deveria demonstrar coragem, determinação e fé mesmo sofrendo perseguição e passando por dificuldades.
A liderança relacional, cria um clima de harmonia e constrói laços emocionais entre os membros. As pessoas são colocadas em primeiro lugar, sendo o enfoque a empatia no relacionamento e na comunicação. Segundo Goleman (2000), este estilo de liderança é adequado para a resolução de conflitos existentes no seio da equipa ou para motivar os colaboradores em períodos de stress. Através da comunicação, os membros são incentivados a partilhar as suas ideias com o grupo. A flexibilidade é igualmente uma característica deste estilo, não havendo imposição de regras rígidas por parte do líder, em relação à forma como os subordinados devem executar o seu trabalho. Desta forma é-lhes dada liberdade para cumprirem a sua missão da forma que consideram mais eficaz. No estilo relacional, o líder elogia os seus colaboradores, sempre que o trabalho é bem executado, o que instiga a sentimentos de pertença ao grupo. https://www.linkedin.com/pulse/o-l%C3%ADder-e-alguns-estilos-de lideran%C3%A7a-arlindo-madeira/
Seja uma liderança relacional, valorize pessoas, invista nelas assim como Jesus.
10° Passo – Não pare no meio do caminho, tenha convicção do seu chamado (Ne 6.1-3)
O muro já estava finalizado (edificado), ou seja, o que tinha que ser feito foi concretizado com excelência, o que estava destruído durante setenta anos, foi reerguido em cinquenta e dois dias por Neemias e sua equipe.
Cuidado com os aplausos, abraços e convites.
Muitos líderes se perdem no meio do caminho por perderem a visão e convicção para que realmente foram chamados.
Rafael Muniz
Coordenador e palestrante da Conferencia Capacitar
Líder de jovens da AD Ouro Fino (Nova Iguaçu)
Graduado em Educação Física
rafael.edufisica13@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário